Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 24 de Junho de 2007 às 23:59

    Imprimir


Os Estados Unidos e a França ressaltaram hoje que a independência do Kosovo é inevitável, embora possa se abrir um período de tempo adicional para tentar fazer com que a Sérvia aceite esta opção.

Esta foi a postura expressada hoje pela secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, e o ministro de Exteriores francês, Bernard Kouchner, durante uma entrevista coletiva após uma reunião que mantiveram em Paris.

Corresponde ao Conselho de Segurança das Nações Unidas elaborar e aprovar uma resolução que defina o estatuto definitivo da província sérvia, de maioria albanesa, após um debate sobre o plano proposto pelo mediador Martti Ahtisaari.

O ex-presidente finlandês propõe outorgar ao Kosovo uma independência tutelada pela comunidade internacional, uma idéia respaldada hoje por Rice e Kouchner.

A chefe da diplomacia americana elogiou o trabalho de Ahtisaari, que é a "base" para resolver o futuro estatuto do Kosovo, embora tenha dito que é "lógico e aceitável" que as duas partes mantenham o diálogo.

Com a premissa de um Kosovo independente, Rice transferiu aos sérvios a mensagem de que têm pela frente um porvir vinculado às instituições européias e transatlânticas.

A solução do problema da província também permitiria "estabilizar os Bálcãs".

Kouchner reconheceu que a União Européia não desempenhou um papel adequado em relação ao Kosovo e afirmou que será difícil convencer a Sérvia de que o território em litígio tem de ser independente, mas não expressou dúvidas sobre o plano de Ahtisaari.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/219996/visualizar/