Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Domingo - 24 de Junho de 2007 às 09:13

    Imprimir


Os principais aeroportos brasileiros apresentam 7,1% dos vôos programados para a manhã desde domingo em atraso, de acordo com boletim divulgado às 9h pela Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária). Dos 320 vôos programados, 23 apresentaram atraso superior a uma hora e outros 28 (8,7%) foram cancelados. Nesse horário, seis vôos ainda apresentavam atraso superior a 60 minutos.

As primeiras horas do dia são consideradas de pouco movimento de passageiros pela Infraero. Somente à tarde, que marca a volta do fim-de-semana, é que se poderá ter uma avaliação mais precisa sobre o fim da crise que começou na quarta-feira à noite.

No Aeroporto Internacional de Guarulhos, a Infraero informou que das 50 partidas programadas até as 9h deste domingo, foram verificados dois atrasos superiores a 1 hora.

A situação é bem diferente do sábado, quando a Infraero verificou atrasos de mais de uma hora em 276 vôos ou 21,6% do total programado para o período, em todo o Brasil.

Melhora

No início da tarde de sábado, a situação nos aeroportos começou a melhorar, reflexo de um plano de emergência para controlar a crise aérea anunciado pelo governo na sexta-feira.

O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, determinou o afastamento imediato de líderes dos controladores de vôo do Cindacta-1, em Brasília, e anunciou diversas medidas a serem adotadas. Entre elas a convocação de outros controladores, a criação de novas rotas entre Rio de Janeiro, São Paulo e a região Nordeste, além da ativação de um centro militar de tráfego aéreo para operar como alternativa ao Cindacta 1.

O maior índice de operações fora de horário registrado neste sábado esteve no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza (CE), com 42,8% de atrasos. O Aeroporto Internacional de Belém, no Pará, registrou 37% de operações atrasadas, e no Aeroporto Internacional de Salvador, na Bahia, os atrasos somaram 36,3% de vôos.

No Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, 27 (14,5%) vôos apresentaram atrasos maiores que uma hora e outras dez operações foram canceladas.

No Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, a situação ficou próxima da normalidade com apenas 3,8% dos pousos e decolagens atrasados e nenhum registro de cancelamento.

No Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek, em Brasília, 25 dos 85 vôos programados entre 0h e 18h deste sábado sofreram atrasos, o que representa 29,4% das operações programadas. No mesmo período, foi registrado um cancelamento.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/220079/visualizar/