Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Domingo - 24 de Junho de 2007 às 07:56

    Imprimir


TÓQUIO - As boas previsões dos exportadores japoneses e a desvalorização do iene geram previsões positivas para a Bolsa de Tóquio que avança sem pausa rumo aos 19.000 pontos.

O indicador Nikkei da maior bolsa asiática começará a semana amanhã nos 18.188,63 pontos, após ter subido 1,2% semanal no fechamento de sexta-feira. Tóquio atravessou uma semana de melhorias que na quinta-feira levaram o índice Nikkei ao melhor nível em sete anos.

Embora o temor do reaquecimento do mercado tenha produzido uma onda de vendas de ajuste na sexta-feira, os analistas consideram que a tendência de alta continuará nas próximas semanas e pode chegar aos 19.000 pontos em setembro.

Os ganhos mais visíveis são os das montadoras, ajudadas pela forte demanda nos mercados externos, onde recebem ingressos em moeda estrangeira. Com suas vendas na Europa, fabricantes como Toyota, Nissan e Honda ajudaram o superávit comercial do Japão a subir 9,3% em maio, segundo uma estatística oficial divulgada na semana passada.

As exportações de veículos subiram 16,8% em relação a maio de 2006, tendência que se beneficia da desvalorização do iene.

Altas como a do euro, que na semana passada alcançou ¥ 166,90 (o nível mais alto desde 1999), redundam em aumentos maciços de lucro para as multinacionais japonesas ao repatriarem suas receita.

Analistas asseguram que se continuar a geração de divisa dos investidores individuais japoneses desejosos de capitalizar nos outros países, o iene seguirá desvalorizado por algum tempo.

Já o dólar mantém a tendência ascendente e terminou a semana anterior em ¥ 124. Apesar de um eventual arrefecimento do mercado americano, o maior comprador das exportações asiáticas, espera-se que as exportações japonesas continuem crescendo devido à firme demanda de produtos japoneses na Europa e no resto da Ásia.

Outro fator de otimismo para a Bolsa de Tóquio é a subida das empresas de internet após uma diminuição no ano passado.

Além de não necessitar de grandes infra-estruturas nem espaços para armazenar produtos físicos, os portais de internet estão arrebatando mercado publicitário do rádio e em 2004 ficaram em quarto lugar no Japão depois da televisão, jornais e revistas, segundo um relatório da agência de publicidade Dentsu.

Enquanto a margem de lucro antes de tributação da Toyota é de 10%, o da Yahoo!Japan alcança 50% devido em grande parte à ausência de despesas de infra-estrutura, manutenção e fornecedores.

As empresas da internet que lançarem bons modelos de crescimento terão apoio dos mercados, atraídos pelas boas perspectivas de crescimento no setor de informática, segundo um estudo do jornal econômico Nikkei.

Esta semana são esperadas altas porque as montadoras japonesas anunciam seus resultados de maio. Haverá cautela na quinta-feira às vésperas da divulgação das estatísticas oficiais de desemprego e a despesas domésticas no mesmo mês.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/220102/visualizar/