Cáceres: 19 empresas têm interesse na ZPE
Importações de produtos e fortalecimento do processo industrial em Mato Grosso serão fomentados com os investimentos programados para a região de Cáceres. Além da construção da hidrovia Paraguai-Paraná e de uma Estação de Transbordo de Carga (ETC), no município está sendo criada a primeira Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Mato Grosso. Até agora, 19 indústrias confirmaram a intenção de se instalar na área, representando um investimento de cerca de R$ 115 milhões, informa o diretor da Administradora da Zona de Processamento de Exportação de Cáceres (Azpec), Wilson Sanches.
“Estamos concluindo o projeto executivo e já temos o pré-alfandegamento para iniciar as obras de infraestrutura e a instalação das indústrias”. Ele acrescenta que algumas empresas já utilizam o rio Paraguai como alternativa de transporte e por isso a implantação de uma hidrovia na região é estratégica para Mato Grosso, tanto para retirada dos produtos primários quanto industrializados. “Ela diminuirá os custos com o transporte e vai melhorar a competitividade industrial, despertando o interesse de novos investidores para a ZPE”.
Diretor-executivo do Centro das Empresas Produtoras e Exportadoras de Madeira (Cipem), Álvaro Leite, concorda que os investimentos programados para a região de Cáceres irão beneficiar todas as cadeias produtivas, facilitando principalmente as exportações. “Já temos algumas indústrias do setor de base florestal procurando se instalar na ZPE de Cáceres”. Para o diretor do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz Ferreira, a hidrovia Paraguai-Paraná e o ETC em Cáceres facilitam principalmente as importações de fertilizantes e trigo para Mato Grosso, por causa do acesso direto aos portos do Uruguai e Argentina.
Comentários