Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sábado - 23 de Junho de 2007 às 14:22

    Imprimir


A Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) poderá oferecer curso de mestrado em Direito Internacional, inédito na região Centro-Oeste. O curso é da área do mestrado inter-institucional (Minter).

A unemat está discutindo a possibilidade de ofertar esse curso, em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O projeto foi avaliado positivamente em reunião realizada esta semana com a Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat), instituição que apoiará financeiramente a execução da pós-graduação.

O projeto do Minter em Direito Internacional prevê seis áreas de concentração. São elas: "Direito humano e ética", "Novos instrumentos jurídicos", "Princípios e normas jurídicas", "Relações jurídicas privadas e sociedade", "Transformações do Estado contemporâneo" e "Violência e criminalidade".

Com duração de dois anos, as aulas presenciais serão desenvolvidas no campus da Universidade em Cáceres. A princípio seriam oferecidas 20 vagas abertas à comunidade. Entretanto, de acordo com solicitação do Reitor da Unemat, Taisir Karim, haverá uma negociação com a UERJ a abertura de mais cinco vagas, ofertando 25 no total, explicou o Diretor da Faculdade de Direito, Marcelo Horn.

Com projeto inicial aceito pela Fapemat, o processo foi encaminhado à UERJ para tramitar nos conselhos deliberativos internos. Posteriormente, a proposta será submetida à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). "A nossa meta é abrir edital no primeiro semestre de 2008", afirma o coordenador de Cáceres, Adriano Aparecido Silva.

O Programa de Mestrado em Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro têm conceito 6 pela Capes. Nessa área apenas duas Instituições de Ensino Superior (IES) conquistaram esse nível de reconhecimento no País. A Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unemat explica que "proporcionalmente é o curso que tem menos pessoal qualificado, pois poucos programas hoje têm condições de abrir turmas de mestrado".





Fonte: RMT-Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/220182/visualizar/