Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 22 de Junho de 2007 às 14:41

    Imprimir


As decolagens feitas a partir de São Paulo para regiões de Minas e para o Nordeste ainda são afetadas, na tarde desta sexta-feira, pelo chamado seqüenciamento --quando o controle de tráfego aéreo nacional impõe um intervalo mínimo entre as decolagens que é maior que o normal. Há atrasos em série nos aeroportos do país. O Comando da Aeronáutica atribuiu os problemas a um grupo de controladores do Cindacta-1, com sede em Brasília.

"De forma intransigente, um pequeno grupo desses sargentos controladores passou a recusar o trabalho em equipamentos disponibilizados para a atividade de controle, mesmo em flagrante choque com os pareceres da área técnica, que asseguravam a plena qualidade do serviço", diz nota assinada pelo comandante da Aeronáutica, Juniti Saito.

Segundo ele, a postura é adotada sempre em horários de pico no tráfego aéreo, o que "resultou na diminuição do número de aeronaves controladas por eles a partir de Brasília e consideráveis atrasos em inúmeros vôos pelo Brasil afora".

Balanço divulgado pela Infraero (estatal que administra os aeroportos) mostra problemas --atrasos ou cancelamentos-- em 38% dos vôos programados para ocorrer da 0h às 15h no país.

De acordo com a estatal, o aeroporto com maior número de atrasos é o de Confins (MG), onde 65,1% dos 43 vôos programados sofreram atrasos de mais de uma hora e quatro foram cancelados.

Os aeroportos do Nordeste também enfrentam problemas. O balanço mostra que a espera afetou 53,2% dos 62 vôos programados para ocorrer em Salvador; 55,5% dos 36 vôos previstos para Recife; e 52,9% dos 34 vôos previstos para Fortaleza.

Em São Paulo, a espera afetou 20,5% das 136 vôos programados no aeroporto internacional de São Paulo, em Cumbica (Guarulhos, região metropolitana). As decolagens em Cumbica e em Congonhas (zona sul de São Paulo) saem com intervalo de 20 minutos para Belo Horizonte e para o Nordeste, devido ao o chamado seqüenciamento.

No Rio, a espera atingiu 36,3% dos 99 vôos programados para o Tom Jobim.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/220324/visualizar/