Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 20 de Abril de 2013 às 15:17
Por: Delcio JB

    Imprimir


Reunião com técnicos da Sema ocorreu na sexta-feira
Reunião com técnicos da Sema ocorreu na sexta-feira
Técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) se reuniram nesta sexta-feira (19), com os secretários Versides Sebastião de Moraes (Meio Ambiente) e Tarciso Bassan (Desenvolvimento Urbano), para discutirem questões relacionadas ao lixão de Várzea Grande e dar inicio ao estudo de áreas previstas para a instalação do novo aterro sanitário da cidade.

 
 
A reunião com os técnicos da Sema foi solicitada na manhã de ontem (19), durante a visita do prefeito Walace Guimarães e do secretário estadual de Meio Ambiente, José Lacerda, no lixão da cidade. A comitiva foi verificar as condições do local, colher informações e elaborar um estudo mais aprofundado para definir a melhor maneira de gerenciar os resíduos despejados no lixão.

 
 
Durante a reunião os técnicos da Sema-MT destacaram os itens que devem ser acordados para que Várzea Grande possa elaborar propostas efetivas, conforme o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

 
 
Para a coordenadora da Sema-MT, bióloga Solange Fátima de Oliveira Cruz, a reunião é importante porque mostra que o município está preocupado em resolver a questão do aterro sanitário e com isso, resolver também as demandas que envolvem a saúde pública.

 
 
A bióloga lembrou ainda que assim como Várzea Grande, outros municípios que integram a baixada cuiabana também têm buscado meios de solucionar o problema do aterro sanitário.

 
 
O secretario de Meio Ambiente, Versides de Moraes disse que Várzea Grande está tentando regularizar a situação envolvendo a coleta de lixo, bem como a questão do aterro sanitário, que são pontos preocupantes. “Estamos procurando meios legais para resolver o problema, mas necessitamos neste primeiro momento de ações emergenciais”, ponderou.

 
 
O secretário de Governo, Ismael Alves, que também participou da reunião disse que de imediato, a prefeitura está buscando obter a licença temporária para regularizar a coleta de lixo.



 
“Após esta medida e, de posse dos estudos que vamos fazer, será possível decidir qual a melhor maneira de processar todos tipos de resíduos sem agredir o meio ambiente. Queremos resolver por completo o problema do aterro sanitário, e não usarmos de medidas emergências, o que acaba na maioria das vezes sendo vista como medida paliativa”, completou.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/22040/visualizar/