Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 22 de Junho de 2007 às 04:35

    Imprimir


Os dados do último censo do IBGE mostram uma situação preocupante para mulheres que querem estudar e, ao mesmo tempo, investir na formação de uma família: quanto mais elas estudam, mais têm dificuldades para casar.

De acordo com informações do Jornal da Globo elas são mulheres bonitas que estudam ou já concluíram o curso superior, e estão cheias de planos profissionais e pessoais. "As mulheres estão buscando ascensão financeira e profissional", acredita a estudante Rosana da Silva Alvez. "Eu tenho o desejo de ter família, de ter filhos. Acredito que uma relação possa ser eterna", completa a atriz Killiana Brito.

Segundo o pesquisador José Luís Petruceelli, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, "isso tem a ver com o machismo. O homem quer ter mulher mais nova e ao mesmo tempo menos instruída; ele não pode se sentir ameaçado dentro do casal em termos nem econômicos nem intelectuais", avalia.

Para o pesquisador, 56,8% das mulheres sem instrução estavam casadas ou viviam com um parceiro quando foi feito o ultimo censo, em 2000. No caso das mulheres com oito ou mais anos de estudo, este percentual cai para 45,6%; já entre homens com o mesmo grau de instrução, o índice de casados era maior: 53,1%.

O estudo também revela: as mulheres que se disseram negras e que estudaram mais têm ainda maiores dificuldades para encontrar um par: 40,7% delas estavam casadas em 200; entre as brancas, o índice era de 50,3%.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/220453/visualizar/