Dólar cai após dado positivo sobre EUA
O início da sessão foi tumultuado e a moeda oscilou entre queda e alta, acompanhando o declínio das bolsas de valores norte-americanas e dos Treasuries (títulos do Tesouro norte-americano). Os mercados melhoraram com a divulgação de um dado acima do esperado sobre as condições econômicas do Meio-Atlântico dos Estados Unidos.
Logo após a divulgação do relatório, o preço dos Treasuries caiu e as bolsas de valores norte-americanas ampliaram os ganhos. "Quando o número vem bom, o mercado começa a baixar a poeira", disse Júlio César Vogeler, operador de câmbio da corretora Didier Levy. Receios
Além do comportamento dos Treasuries, na lista de receios dos investidores internacionais estão o setor de crédito imobiliário de alto risco nos EUA, alguma expectativa de aperto monetário na China e preocupações com o mercado de crédito corporativo europeu.
Segundo Miriam Tavares, diretora de câmbio da AGK Corretora, esses "são os principais direcionadores dos mercados internacionais atualmente e geram uma posição defensiva, com redução do apetite por risco".
Ação do BC
O Banco Central atuou duplamente no mercado de câmbio nesta quinta-feira. Além do leilão de compra de dólares à vista, com dez propostas aceitas, a autoridade monetária vendeu o equivalente a US$ 1,526 bilhão em swap cambial reverso (operação que funciona como uma compra no mercado futuro). Mas essa última operação serviu apenas para rolar um vencimento de swap reverso em 2 de julho.
Comentários