Vendas de eletroeletrônicos crescem 8,55%
A elevação no desempenho das indústrias foi puxada pela venda de portáteis, que aumentou 18,44% no período, graças à formação de estoque dos lojistas para o Dia das Mães. Esse resultado confirma uma inversão de tendência no mercado de portáteis que estava em queda de 1,83% no primeiro trimestre de 2005 e cresceu apenas 2,28% em 2006.
Aspiradores (37,04%) e liquidificadores (23,51%) lideram a expansão no segmento. Além do preço unitário baixo dos produtos, o lançamento de novidades em produtos como os liquidificadores estimularam as vendas deste segmento , comentou Lourival Kiçula, presidente da Eletros.
Consumo menor
A linha branca também apresentou um crescimento na vendas unitárias acima da média geral do setor, atingindo 11,74% de elevação sobre os resultados dos primeiro trimestre de 2006. Os refrigeradores puxaram a elevação, com 24,17% de incremento nas vendas.
Segundo Kiçula, esse avanço decorre da procura do consumidor por modelos de consumo de energia mais econômicos. A nova geração de refrigeradores consome, em média, de 20% a 50% menos energia do que refrigeradores com mais de dez anos de uso , diz ele. Na linha branca também se destacam as vendas de lavadoras automáticas e lava-louças, que cresceram 8,72% e 48%, respectivamente.
Para a linha branca e de portáteis, a Eletros prevê a manutenção de seus resultados no segundo trimestre, seguido de um crescimento acentuado na segunda metade do ano.
Imagem e som
Com a queda na venda de televisores, a linha de imagem e som obteve um crescimento no primeiro trimestre abaixo da média, de 2%. Rádios-gravadores e aparelhos de DVD foram os destaques positivos do segmento, com crescimento de 22,93% e 8,53% no período, mas o recuo de 6,2% no desempenho dos televisores prejudicou o resultado do grupo.
Esta retração é apenas uma acomodação do mercado, após períodos de forte crescimento. Os consumidores estão migrando para as telas de plasma e de LCD, que têm um custo unitário maior e, conseqüentemente, vendas menores em unidades , explica Kiçula.
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