Sejusp diz que novo sistema reduz gastos de combustível com viaturas
Segundo o secretário-executivo do Núcleo Sistêmico da Sejusp, Maurício Guimarães, além da economia, hoje o abastecimento de combustível atinge 100% da frota da Sejusp em todo o Estado. “Com o novo modelo de gestão, foi possível reduzir gastos. Com isso o Governo do Estado ganha em transparência e eficiência e, todo o dinheiro economizado será revertido para o próprio sistema”, salientou Maurício Guimarães citando como exemplo o pregão a nível nacional, já autorizado pelo Governo do Estado (publicado nesta quarta-feira no Diário Oficial), para a locação de 326 veículos, atendendo a uma demanda colocado dentro do plano emergencial, que prevê investimentos de mais de R$ 11,2 milhões em ações emergências da Sejusp.
“Mas do que investir na modernização da Segurança Pública, esses recursos serão utilizados nas prioridades elencadas no Plano Emergencial, contribuindo para a melhoria do serviço disponibilizado para a população”.
Hoje a frota total da Sejusp gira em torno de 1.900 viaturas mas, em função do grande número de veículos baixados em oficinas, em torno de 30 a 35%, a média de abastecimento é de 1.400 carros. Esse total inclui os veículos da Polícia Militar, Polícia Civil, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e Gefron, em todo o Estado.
O abastecimento da frota acontece de duas formas. Na Grande Cuiabá (capital e Várzea Grande), a frota é abastecida pela Petrobrás. Um chip instalado no tanque do veículo controla o abastecimento nas bases que atendem aos veículos do Governo do Estado. No interior, um cartão, com limite de abastecimento definido de acordo com o uso, possibilita o atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana, utilizando uma ferramenta de alta tecnologia e acompanhamento e gerenciamento on-line.
“O controle, nos dois sistemas, é feito no ato do abastecimento a partir da identificação do carro através do chip, na Grande Cuiabá, ou do cartão, no interior do Estado. Assim sabemos qual o veículo abasteceu, a quilometragem e também a quantidade de litros abastecidos, em tempo real”, explicou o secretário executivo.
Tanto no sistema de abastecimento com chip como no de cartão não é possível abastecimentos com o odômetro atual inferior ou igual ao anterior, abastecimentos acima da quatindade do tanque ou diferente dos veículos identificados. Todo o abastecimento fica registrado, o que facilita o acompanhamento e monitoramento da frota. Qualquer inconsistência é identificada imediatamente.
A ADM, empresa fornecedora de combustível para a frota da Sejusp em todo o interior do Estado (Pregão 056/2007) conta com uma rede credenciada em todas as regiões. Nos municípios que não está disponível o serviço de internet, foi criado um sistema 0800, onde são checadas as informações do veículo (placa, órgão e validade), para a liberação do abastecimento.
Comentários