Analfabetismo foi erradicado em 64 cidades
A lista divulgada pelo IBGE inclui 64 cidades. Todas, com índices que chegam até 4% da população, receberão do Governo Federal, nesta quarta-feira (20), o selo de "cidade livre do analfabetismo". A maior parte dos municípios citados fica no Rio Grande do Sul: 40. O restante está em Santa Catarina (16), São Paulo (3), Paraná (3) e Rio de Janeiro (2).
Uma das cidades paulistas que aparecem na relação é São Caetano do Sul, onde a principal iniciativa adotada contra o analfabetismo foi a criação de um projeto de educação para adultos, que começou em 1999 e nunca foi interrompido. Nesse período, 3.700 alunos foram alfabetizados.
Mas, com o tempo, a procura pelo curso caiu. A média, que era de 600 matriculados por semestre, atualmente está em 160. O que parece ser uma má notícia indica justamente o contrário: aos poucos, todos estão aprendendo a ler e escrever.
O curso de alfabetização é uma parceria da prefeitura com uma universidade particular. Estudantes universitários alfabetizam os alunos. Além disso, a cidade investe no ensino fundamental.
Comentários