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Cidades/Geral
Terça - 19 de Junho de 2007 às 19:55

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A Gerente de Suporte Técnico, Gisela Simona Viana de Souza, e do Conselho Recursal do Procon Estadual, Priscila Garcia Moreira, aplicam, nesta semana, a segunda fase do treinamento de capacitação do Sistema Nacional de Informação de Defesa do Consumidor – Sindec – para os funcionários da sede municipal do órgão em Rondonópolis (212 km ao Sul de Cuiabá). Para a manutenção do banco de dados do sistema, o atendimento do Procon de Rondonópolis será suspenso nesta quarta, quinta e sexta-feira (20, 21 e 22.06).

Com 913 processos para classificar e produzir decisão, 508 aguardando audiência ou acordo e outros 400 com multas expedidas, mas não registradas no sistema, objetivo do treinamento é regularizar a baixa desses processos no Sindec antes da publicação do Cadastro Estadual e Nacional de Reclamações Fundamentadas.

Ocorre que O Sindec é um sistema informatizado que reúne em rede as bases de dados usadas pelos Procons do Brasil. Diferentemente dos registros que já vinham sendo disponibilizados no site do Sindec (www.mj.gov.br/dpdc/sindec), o Cadastro de Reclamações Fundamentadas traz informações pontuais sobre a conduta das empresas frente ao consumidor, ou seja, se as reclamações são ou não resolvidas por elas. Assim, a publicação do cadastro, uma nova etapa do Sindec, ajuda o consumidor a conhecer qual fornecedor é o mais reclamado e qual seu percentual de resolução dos conflitos, podendo decidir pelo melhor antes de efetuar uma compra.

“O Sindec foi instalado no Procon de Rondonópolis no início do ano, após estes meses de experiência no manuseio do Sistema, os funcionários precisam ser treinados a classificar e baixar corretamente os processos abertos”, informou a gerente Gisela.”Precisamos classificar corretamente estes processos para que em setembro seja publicado o Cadastro Estadual [de Reclamações Fundamentadas] e, em outubro, os dados dos Procons de Mato Grosso sejam inseridos na publicação do Cadastro Nacional”, concluiu.

Além da capacitação de seus funcionários, a sede municipal do Procon de Rondonópolis está sendo reformada. De acordo com a Coordenadora Ana Inês Nunes Garcia Ferreira, novos setores serão criados, não só para otimizar o trabalho dos servidores como também para proporcionar mais conforto ao consumidor, e o espaço físico precisou ser ampliado.

“A exemplo do que já funciona no Procon Estadual, criamos os setores ‘ Retorno de CIP {Carta de inquérito Preliminar]’, para agendar audiência, e ‘Controle de Processos’, para consulta e protocolo. Como a parte interna e externa do órgão estão sendo reformadas, esperamos que em duas semanas o consumidor possa conferir essas melhorias”, disse a coordenadora Ana, enfatizando a credibilidade que o órgão conquistou em Rondonópolis.

SINDEC

Informatizado, o Procon de Rondonópolis já faz parte das estatísticas nacionais de informações de defesa do consumidor, o que facilita não só o trabalho dos atendentes como também possibilita a consulta dos cidadãos do município quanto à procedência dos fornecedores na Internet.

O Sindec possibilita o acesso a gráficos, a informações com base em perfis e demandas do consumidor, os tipos de atendimentos mais utilizados, as empresas reclamadas, as áreas mais procuradas e as condutas praticadas nos outros Estados, com uma base de dados integrada. A nova tecnologia possibilita, principalmente, um tempo menor para a resolução de conflitos do consumidor.

Para mais informações sobre o sistema, procure os atendentes do Procon Estadual pelos telefones 151 ou 3613-8500. A sede do órgão está localizada no Edifício Eldorado Executive Center – Avenida do CPA, nº. 917 Bairro Araés (ao lado da Polícia Federal) – e atende ao público, de segunda a sexta-feira, das 12h ás 18h.





Fonte: Assessoria

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