Vendas do varejo sobem 0,4% em abril, diz IBGE
No primeiro quadrimestre deste ano, o volume de vendas do comércio já acumula alta de 9,2%. Nos últimos 12 meses, o crescimento foi de 7,3%.
O setor de Hipermercados, Supermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo, que detém o maior peso do comércio brasileiro, subiu 0,2% em abril ante março. Na comparação com abril do ano passado, ele apresentou uma alta de 4,2% e significou a maior contribuição para o resultado global.
A atividade acumula crescimento de 6,4% no ano, o que continua refletindo o aumento do poder de compra da população, segundo o IBGE. O instituto destaca ainda que o desempenho do setor foi influenciado pelas vendas da Páscoa, que neste ano ocorreu na primeira semana de abril.
Já o segmento de Móveis e Eletrodomésticos recuou 3,6% em abril ante março, já com ajuste sazonal. Na comparação com abril do ano passado, o setor apresentou alta de 13,1%.
O segmento de Tecidos, Vestuário e Calçados apresentou queda de 1,7% nas vendas ante março. Em relação a abril de 2006, houve um crescimento de 4,3%. Combustíveis e lubrificantes tiveram queda de 1,5% ante março e uma alta de 6,6% ante abril.
Metodologia
A PMC (Pesquisa Mensal de Comércio) é realizada mensalmente pelo IBGE em todo o país. Vale ressaltar que, para mensurar o desempenho do setor, o IBGE apura a receita bruta de revenda das empresas varejistas formais com 20 ou mais pessoas ocupadas. Ao todo, são 9 mil informantes em todo o país.
Comentários