Nova Marilândia é exemplo de superação econômica e desenvolvimento, diz Maggi
economia de Mato Grosso como exemplo de superação e busca por novas alternativas de desenvolvimento econômico.
Da influência temporária dos garimpos, hoje restou muito pouco para contar a história. A cidade está buscando novos rumos para participar da economia mato-grossense como, por exemplo, a cadeia produtiva da avicultura. O trabalho no qual participa pequenos produtores e conta com incentivos de programas federal e estadual de geração de renda e microcrédito está mudando o perfil do município e motivando a vinda de empresas de grande porte no setor avícola a adquirir a produção local, como a Perdigão instalada no município de Nova Mutum e próxima de cidades produção avícola como Nova Marilândia.
Durante visita ao município na passagem do mini-estradeiro, o governador Blairo entregou diversas obras à cidade como 84 casas do programa Meu Lar, pavimentação asfáltica e iluminação de vias públicas e uma quadra de esportes na Escola Estadual 1º de Maio, além de um centro de convivência para idosos.
As obras deixaram a comunidade mais satisfeita e com novas perspectivas de desenvolvimento no município, que foi destacado por Maggi como exemplo de mudança de comportamento econômico e de superação e novos desafios.
“Desde o início do Governo o que viemos fazendo é o possível para melhorar e avançar, desenvolver o nosso estado, trazer melhorias a vida de cada um, o que por muitas pessoas ainda pode ser considerado pouco, mas que para outras significam muito. E quando percebemos a dedicação de cada pessoa ao cuidar de sua casa, de cada governante municipal empenhado no trabalho de parceria, vemos que todo o esforço, a dedicação diária, o exercício do mandato vale a pena, vale cada instante”, disse emocionado o governador ao agradecer o empenho do prefeito José Aparecido dos Santos na administração municipal.
Maggi acrescentou ainda que o interesse da administração municipal em resolver os problemas da cidade e buscar outras alternativas de desenvolvimento resultaram na satisfação dos moradores que hoje contam com uma cidade reestruturada. “Por isso minha satisfação em ver uma cidade como Nova Marilândia, o que nos gratifica, a mim e a Terezinha, em vir ao interior e renovar nossas forças vendo todo esse trabalho”, finalizou Maggi.
De área de garimpo ao plantio de abacaxi
Como exemplos da atividade avícola na cidade, o governador destacou o projeto Casulo que em parceria com órgãos federais e recursos do Intermat e Incra implantou e desenvolveu o programa Nossa Terra, Nossa Gente voltado à avicultura e cultivo de abacaxi. Pequenos produtores que começaram a atividade há cerca de cinco anos estão criando frangos que serão comercializados com a empresa Perdigão.
A cultura do abacaxi que começou com o plantio de mudas adquiridas com preço 50% menor do valor do mercado, calcário e sementes de milho doados pelo Governo do Estado está melhorando a situação das famílias e dando um novo rumo para a economia do Médio-Norte. A iniciativa transformou a região com novas atividades e trouxe um pouco mais de conforto às famílias que ganharam pelo programa uma nova casa. Não são mais os barracos e os motores de garimpo que definem a paisagem dos arredores de Nova Marilândia, mas vilas estruturadas, aviários e milhares de pés de abacaxi.
Assim, as famílias assentadas na “Vila Nova”, descobriram que a mesma terra onde grandes pedras de diamante foram encontradas e que ainda hoje guarda resquícios da atividade garimpeira, está gerando outra riqueza com um pouco de incentivo governamental, vocação agrícola e principalmente, vontade de trabalhar e buscar renda.
De economia exaurida à busca por outras oportunidades e atração de empreendimentos, o município está avançando e se desenvolvendo. “São as obras e o empenho do Governo do Estado em auxiliar, formar parcerias, em aconselhar e nortear é que possibilitaram ao município trazer novas chances de trabalho, de geração de renda. Dessa forma, estamos buscando mostrar o potencial que a região tem como auxílio ao desenvolvimento e mudança de perfil econômico de Mato Grosso”, afirmou o prefeito Cidinho.
O programa de Microcrédito coordenado pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social que possibilitou a instalação dos aviários também melhorou a vida de de outros trabalhadores com acesso ao crédito a juro zero, de forma desburocratizada e ágil. Um das associações transformou a vida de oito mulheres que hoje vivem da renda obtida com a venda de bolsas artesanais.
Comentários