Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 16 de Junho de 2007 às 13:18

    Imprimir


Um problema técnico em um radar que controla o tráfego aéreo do país fez com que o espaçamento entre os vôos nos aeroportos brasileiros fosse aumentado. A informação é da assessoria de imprensa da FAB (Força Aérea Brasileira).

Isso, aliado aos atrasos de sexta (15), já causa problemas em alguns terminais. No entanto, segundo a FAB, uma equipe técnica trabalha para solucionar o defeito "o mais rápido possível".

A assessoria da FAB não soube, no entanto, precisar qual foi o aumento nos intervalos de pousos e decolagens. Além disso, ainda não há nenhuma previsão para que o equipamento volte a funcionar.

Atrasos

Os reflexos já podem ser percebidos em alguns aeroportos. Até as 11h30, os passageiros de ao menos 12 vôos que partem do aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo) enfrentam atrasos superiores a 45 minutos. Estão programados para hoje, em Congonhas, 90 decolagens.

No entanto, ainda segundo a assessoria da Infraero (estatal que administra os aeroportos), às 8h35, a torre do aeroporto informou a central de controle da Infraero que estava operando por aparelhos desde às 6h27 por conta de uma nuvem que estava parada sobre a região.

No aeroporto Tom Jobim (RJ), cinco partidas estavam atrasadas na manhã deste sábado. Um vôo marcado para as 7h, com destino à Salvador, iria partir apenas às 10h40. Outra decolagem, com destino à Curitiba, marcada para as 8h, foi adiada para às 10h55. Um vôo com destino à Porto Alegre, previsto para as 9h50, foi remarcado para às 12h40.

Com atrasos menores, uma decolagem para Congonhas, prevista para às 10h10, foi remarcada para às 11h10. Outro vôo com destino à Curitiba, marcado para as 10h30, teve sua partida adiada para às 11h15.

No Aeroporto Internacional de Cumbica, apesar do movimento normal de passageiros, cerca de 22 vôos, entre pousos e decolagens, apresentam atrasos de até 1 hora. De acordo com a Infraero, os atrasos ocorrem devido ao problema no radar de Brasília, que em alguns momentos, chega a paralisar o tráfego aéreo no aeroporto. Entre 10h17 e 10h36, por exemplo, nenhum pouso ou decolagem foi realizada em Cumbica.

O aeroporto Santos Dumont (Rio) opera com relativa tranqüilidade no início deste sábado. De acordo com a Infraero, o movimento de passageiros no aeroporto está abaixo da média. Ainda segundo o departamento, apenas dois atrasos para pousos foram registrados.

Crise

Desde o final do ano passado, passageiros enfrentam constantes atrasos e cancelamentos de vôos.

Inicialmente, os problemas foram causados pela operação-padrão dos controladores, que restabeleceram à força parâmetros internacionais de segurança. O Cindacta-1, de Brasília, sofria com a falta de controladores, pois alguns tinham sido afastados pelas investigações sobre a queda do Boeing da Gol, ocorrida em setembro. Depois, falhas em equipamentos passaram a contribuir para aumentar a espera nos aeroportos.

Também contribuiu para o caos nos aeroportos o período de chuvas em São Paulo. Além de causar alagamentos nas pistas --principalmente em Congonhas (zona sul de São Paulo), um dos maiores do país--, o mau tempo, muitas vezes, prejudica a visibilidade impedindo pousos e decolagens.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/221432/visualizar/