Governo substitui funcionários de presídio e cria grupo tático para evitar fugas
O secretário também confirmou oficialmente a exoneração do diretor do presídio de Mata Grande, em Rondonópolis, de onde fugiram, na madrugada desta quarta-feira (13), 57 detentos. Afonso Henrique Neves Garcia estava no cargo de diretor desde dezembro de 2005. O substituto será Raymundo Manuel Macedo de Vasconcellos Dias, funcionário de carreira do Sistema Prisional, advogado, integrante de Comissão da OAB-MT, especialista em Gestão Pública, Gestão de Estado e Gestão Penitenciária.
Além do diretor, também serão substituídos os líderes de equipes de agentes prisionais.
O delegado regional João de Moraes Pessoa Filho será o responsável pelos inquéritos policiais necessários. O secretário de Segurança Pública também determinou abertura imediata de Processo Administrativo Disciplinar, no qual serão ouvidos todos os agentes prisionais da unidade.
Foram confirmadas ainda outras providências:
1- Reiteração da solicitação, em caráter de urgência, da convocação dos 64 aprovados no último concurso público para agentes prisionais;
2- Abertura dos inquéritos policiais necessários;
3- Ampliação do efetivo da Polícia Militar através da criação de um Grupo Tático de Contenção, que a exemplo do presídio Pascoal Ramos e do Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), atua 24 horas dentro da carceragem;
4- Reforma de três raios da unidade de Mata Grande;
5- Agilização do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre Ministério Público e Procuradoria Geral do Estado para que possa ser autorizada a contratação temporária de novos agentes prisionais até a realização de novo concurso público.
Buscas
Participam das buscas aos fugitivos, policiais civis e militares, do Grupo de Operações Especiais (GOE), do Batalhão de Operações Especializadas (BOPE), das delegacias regional de Rondonópolis e das cidades vizinha. O helicóptero da PM também está auxiliando nas buscas. Todas as estradas que possibilitam a saída do município já estão sendo controladas. Até o momento cinco fugitivos já foram recapturados.
Estão no local, o secretário-adjunto de Justiça, Carlos Alberto Santana, o delegado João Pessoa e o comandante da Regional de Rondonópolis, coronel Pedro Sidney de Figueiredo.
Comentários