Projeto de ferrovia Norte-Sul será debatido amanhã em Sorriso
De acordo com estudos da Agência Nacional de Transportes – ANTT, Mato Grosso é a região mais importante do país quando se fala em produção de grãos, e a mais carente quando se fala em escoamento de produção. O objetivo da construção do ramal interligado à ferrovia Norte-Sul é promover a redução do custo do frete e tornar a produção agrícola do Nortão de Mato Grosso competitiva no mercado internacional.
As projeções do estudo da ANTT mostram que a área contemplada com o ramal ferroviário no Estado e com o Eixo setentrional, que incluirá outros modais, terá capacidade de produzir 150 milhões de toneladas/ano em 2015. Somente Mato Grosso terá condições de escoar 13 milhões toneladas por ano através da ferrovia quando o ramal estiver em funcionamento.
No mês passado, o prefeito Dilceu Rossato, juntamente com os prefeitos de Sinop, Nilson Leitão, de Lucas, Marino Franz, e várias autoridades do Nortão, estiveram em Brasília em busca de apoio para que um novo traçado fosse feito, e que a ferrovia passe pela região. O local exato em que o ramal da ferrovia será implantado ainda não está definido.
O projeto final será apresentado até junho deste ano pela UFSC.
Comentários