Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 13 de Junho de 2007 às 07:14

    Imprimir


Sob o título “Samba em ritmo de máfia”, o jornal comenta que “a Polícia Federal investiga se as ameaças e presentes recebidos por membros do júri de pessoas ligadas à máfia local influenciaram no resultado deste ano, no qual a escola Beija-Flor conseguiu a vitória”.

“Para os cariocas, habitantes do Rio de Janeiro, o evento mais importante do mundo é o Carnaval, e o concurso das escolas de samba que durante várias noites desfilam pelo sambódromo adquire paradoxalmente as características de uma liturgia quase sagrada em uma festa que deveria ressaltar o mundano”, observa a reportagem.

O jornal afirma que o Carnaval já é “muito mais que uma festa” e que o concurso das escolas de samba movimenta “muito dinheiro”.

Outros destaques da imprensa internacional

As investigações da Polícia Federal envolvendo Genival Inacio da Silva, o Vavá, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, são destacadas nesta quarta-feira em reportagem do diário argentino Clarín, que relata que o escândalo agora envolve também outro irmão, José Ferreira da Silva, o Frei Chico.

“O envolvimento de Frei Chico foi um golpe para o chefe de Estado brasileiro”, afirma a reportagem. “Ainda que sua participação tenha se limitado a advertir Vavá, o mais afetado, de que deveria ‘parar’ com suas vendas ingênuas de ‘influências’ que nunca puderam se concretizar a empresários de não muito boa índole.”

O jornal relata a argumentação de Lula de que Vavá “é um ser ‘limitado’, sem condições de fazer nenhum tipo de lobby”. “Algo que a própria Polícia Federal reconhece”, diz o Clarín.

Para a reportagem, é curioso que “o caso estoure quando tudo parecia estar em calma, e ninguém sabe como nem por que surgiu”. “De repente, os irmãos de Lula se viram envolvidos em uma história de conspirações quando Lula estava no exterior.”

O jornal diz ainda que “não deixa de chamar a atenção que com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso a imprensa tenha evitado e ocultado situações dessa magnitude que teriam se mostrado extremamente incômodas a ele”. “Salvo algumas exceções, poucas vezes se lembra que o ex-presidente tem mais de 200 processos contra ele, freados pelo atual governo.”

Ajuda à América Latina

Reportagem publicada pelo The Wall Street Journal relata o projeto do governo americano de destinar US$ 200 milhões para ajudar a expansão de pequenos negócios na América Latina.

Segundo o jornal, o anúncio do plano “ocorre em meio a crescentes dúvidas na América Latina sobre o valor da globalização econômica e, especialmente, das ligações comerciais com os Estados Unidos”.

O jornal atribui o projeto a uma reação ao crescimento do “populismo anticapitalista” na região. A reportagem observa que “o sentimento anti-Estados Unidos está crescendo na Venezuela, na Bolívia e em outros lugares”.

O texto lembra ainda que o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, “anunciou em março, antes de uma visita a cinco países da América Latina, que seu governo tomaria medidas para aumentar o acesso ao capital para empreendedores na região”.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário