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Educação/Vestibular
Terça - 12 de Junho de 2007 às 14:37

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O Governo de Mato Grosso já estabeleceu prioridades em busca da melhoria da educação pública em Mato Grosso. Entre elas, a nomeação dos aprovados no concurso público, realização de novo concurso em 2008 e a reorganização do processamento de gestão da vida funcional dos trabalhadores na Educação.

Outras medidas anunciadas hoje pela manhã pelo secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes Sousa, no Seminário sobre Educação Básica, é que os formadores dos Cefapros(Centros de Formação e Aperfeiçoamento Profissional) passarão a ter dedicação exclusiva e serão implantadas bibliotecas em todas as escolas estaduais. “A valorização do profissional da Educação é outra grande prioridade em nossa gestão”, reforçou o secretário Ságuas.

O diagnóstico realizado pela Seduc aponta entraves que colaboram para a performance insatisfatória da educação pública em Mato Grosso. Um deles é o transporte escolar na área rural. Além dos custos terem aumentado mais de três vezes nos últimos quatro anos, passando de R$ 6 milhões para R$ 23 milhões, os quase 42 mil alunos percorrem 18 mil km/ano. “Em muitos casos o estudante passa mais tempo no ônibus do que na escola”, lamentou Ságuas Moraes.

Outro ponto do diagnóstico aponta que somente 50% dos alunos com idade entre 15 a 17 anos cursam a série adequada à idade. O rendimento escolar, tanto no Ensino Fundamental quanto Médio, está abaixo da média nacional. Baixa aprovação, repetência e abandono são outras preocupações. Em 2006, o índice de abandono no Ensino Fundamental chegou a 25,8%.

“Há um descompasso que precisamos avaliar mais profundamente. É incompreensível que ocorra aumento da qualificação dos profissionais da Educação e piora na qualidade do ensino”, apontou o secretário Ságuas Moraes.

O diagnóstico elaborado pela Seduc ainda demonstra outras fragilidades da área educacional pública. Entre elas, a fragmentação da Política Educacional, inexistindo uma política pedagógica única; baixa qualidade da gestão Seduc/escola; desarticulação com os movimentos sociais; falta de formação continuada.

Entre as soluções para a educação pública foi definido o fortalecimento da Seduc com foco na qualidade; regime de colaboração pedagógica entre União/Estado e municípios; definição do papel dos Cefapros (Centros de formação profissional) e a prática de um programa unificado de informação.

A coordenação do painel “Planejamento de Políticas Públicas em Educação”, realizado hoje pela manhã no Seminário sobre Educação Pública, ficou a cargo do secretário de Estado de Planejamento, Yênes Magalhães. “Esse momento é rico porque todas as esferas governamentais assumem que a Educação está ruim. Assumir as deficiências é o primeiro passo para saná-las”, definiu o secretário.

Também participaram deste painel o deputado federal Carlos Abicalil e o reitor da UFMT, Paulo Speller.





Fonte: Assessoria/Seduc-MT

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