Valorização profissional é uma das metas da Seduc
Outras medidas anunciadas hoje pela manhã pelo secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes Sousa, no Seminário sobre Educação Básica, é que os formadores dos Cefapros(Centros de Formação e Aperfeiçoamento Profissional) passarão a ter dedicação exclusiva e serão implantadas bibliotecas em todas as escolas estaduais. “A valorização do profissional da Educação é outra grande prioridade em nossa gestão”, reforçou o secretário Ságuas.
O diagnóstico realizado pela Seduc aponta entraves que colaboram para a performance insatisfatória da educação pública em Mato Grosso. Um deles é o transporte escolar na área rural. Além dos custos terem aumentado mais de três vezes nos últimos quatro anos, passando de R$ 6 milhões para R$ 23 milhões, os quase 42 mil alunos percorrem 18 mil km/ano. “Em muitos casos o estudante passa mais tempo no ônibus do que na escola”, lamentou Ságuas Moraes.
Outro ponto do diagnóstico aponta que somente 50% dos alunos com idade entre 15 a 17 anos cursam a série adequada à idade. O rendimento escolar, tanto no Ensino Fundamental quanto Médio, está abaixo da média nacional. Baixa aprovação, repetência e abandono são outras preocupações. Em 2006, o índice de abandono no Ensino Fundamental chegou a 25,8%.
“Há um descompasso que precisamos avaliar mais profundamente. É incompreensível que ocorra aumento da qualificação dos profissionais da Educação e piora na qualidade do ensino”, apontou o secretário Ságuas Moraes.
O diagnóstico elaborado pela Seduc ainda demonstra outras fragilidades da área educacional pública. Entre elas, a fragmentação da Política Educacional, inexistindo uma política pedagógica única; baixa qualidade da gestão Seduc/escola; desarticulação com os movimentos sociais; falta de formação continuada.
Entre as soluções para a educação pública foi definido o fortalecimento da Seduc com foco na qualidade; regime de colaboração pedagógica entre União/Estado e municípios; definição do papel dos Cefapros (Centros de formação profissional) e a prática de um programa unificado de informação.
A coordenação do painel “Planejamento de Políticas Públicas em Educação”, realizado hoje pela manhã no Seminário sobre Educação Pública, ficou a cargo do secretário de Estado de Planejamento, Yênes Magalhães. “Esse momento é rico porque todas as esferas governamentais assumem que a Educação está ruim. Assumir as deficiências é o primeiro passo para saná-las”, definiu o secretário.
Também participaram deste painel o deputado federal Carlos Abicalil e o reitor da UFMT, Paulo Speller.
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