Repórter News - reporternews.com.br
MT: Ministério do Desenvolvimento Agrário apresenta políticas do setor
Para dar continuidade às orientações sobre os principais programas do Governo Federal será realizado, nesta sexta-feira (19), um encontro com novos prefeitos e prefeitas de Mato Grosso. A reunião, que ocorre na capital Cuiabá, visa debater ações de saúde, educação, infraestrutura, saneamento básico, habitação, prevenção de desastres naturais, além de políticas públicas voltadas para modernização da gestão pública. Representando o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o secretário Extraordinário de Regularização Fundiária na Amazônia Legal (Serfal/MDA), Sérgio Lopes, vai apresentar as políticas públicas para promover o fortalecimento da agricultura familiar.
O evento tem como objetivo apresentar aos gestores municipais programas do Governo Federal que têm reflexo direto nas prefeituras com base em quatro eixos: desenvolvimento social; desenvolvimento econômico; desenvolvimento ambiental e urbano; e participação social e cidadania. “O encontro com prefeitos e prefeitas é uma boa oportunidade para apresentarmos de forma mais detalhada as políticas públicas desenvolvidas pelo MDA para o fortalecimento da agricultura”, realçou o delegado do ministério em Mato Grosso, Nelson Borges. O representante do MDA no estado defende que a atividade é um espaço para identificar e receber demandas dos gestores municipais. “Como a delegacia funciona na capital do estado, o ministério tem a capacidade de receber as demandas dos prefeitos sem que estes tenham que se deslocar até Brasília. Isto aproxima o MDA ainda mais da realidade de cada município”, avalia Borges.
O encontro em Mato Grosso é um desdobramento do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas promovido pelo Governo Federal, de 28 a 30 de janeiro, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília (DF).
Agricultura familiar em MT
Conforme o último Censo Agropecuário do IBGE, feito em 2006, em Mato Grosso existem de 86.167 estabelecimentos da agricultura familiar, o que corresponde a 76% do total de imóveis rurais do estado. A agricultura familiar ocupa apenas 10% da área rural mas garante a ocupação de 60% das pessoas no campo (215.117 pessoas) e contribui com 12% do Valor Bruto da Produção Agropecuária.
A agricultura familiar em Mato Grosso responde por 86% da produção estadual de mandioca, 89% de café, 72% de leite e 40% de ovos. No Brasil, a agricultura familiar conta com mais de 4,3 milhões de unidades produtivas, o que corresponde a 84% do número de estabelecimentos rurais do Brasil. Este segmento produtivo responde por 10% do Produto Interno Bruto (PIB), 38% do Valor Bruto da Produção Agropecuária e 74,4% da ocupação de pessoal no meio rural (12,3 milhões de pessoas).
Fonte:
Assessoria
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/22216/visualizar/
Comentários