Gato nasce com 8 dedos a mais no país de Gales
Enquanto a maior parte dos gatos tem 18 dedos - cinco nas patas da frente e quatro nas de trás - o gato Des, que tem dez anos de idade, tem sete dedos nas patas da frente e seis nas traseiras.
Uma especialista do Centro de Animais da cidade de Swansea, Sally Hyman, diz que a polidactilia (a existência de dedos a mais) em gatos é muito comum no condado galês de Candiganshire, o que lhes rendeu o apelido de "cardi-cats", mas normalmente os animais têm 24 dedos, não 26.
"Isso é causado por um defeito genético, cujo gene está concentrado no sudoeste do País de Gales. Logo, é mais provável se encontrar um gato com esse defeito cruzando com outro gato com o mesmo defeito em Cardigan do que em qualquer outro lugar da Grã-Bretanha", afirma Hyman.
Abandonado
O gato Des apareceu na porta da casa de Alison Thomas quando tinha seis meses de idade e ela logo notou os dedos extras.
"Naquela época eles apareciam ainda mais, porque as patas dele eram tão grandes. A primeira coisa que as pessoas falam, ainda hoje, quando o vêem é: 'olha as patas dele!'", diz Thomas.
"Des teve um problema na pata há algum tempo - nada a ver com o número de dedos - e o veterinário disse que poderia amputar os dedos extras, mas eles não causam nenhum problema, ele nem arranha os móveis".
Recorde
O recorde mundial do gato com mais dedos é de 1974 e pertence a Mickey Mouse, um bichano californiano que tinha 32 dedos.
Mas há dúvidas sobre a legitimidade deste recorde, já que é possível que Mickey tivesse uma condição médica especial, que não se configura como uma polidactilia pura.
Especula-se que verdadeiro recordista seja o gato Bobbi, do Canadá, que apareceu na imprensa em 2002 e tinha 28 dedos.
Alison Thomas quer agora saber se seu gato Des pode bater o recorde britânico com seus 26 dedos.
Comentários