Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Polícia Brasil
Terça - 12 de Junho de 2007 às 04:57

    Imprimir


João Arcanjo Ribeiro, o "Comendador", e mais seis pessoas ligadas a ele foram condenados ontem pelo crime de contrabando, relacionado a equipamentos eletrônicos de máquinas caça-níqueis. Com exceção do Comendador, os outros seis ainda foram condenados por formação de quadrilha. No mesmo processo, o ex-contador de Arcanjo, Luiz Alberto Dondo Gonçalves foi absolvido e a Justiça Federal expediu o alvará de soltura em relação à prisão preventiva que havia contra ele, a qual ainda o mantinha atrás das grades (ver matéria abaixo).

Arcanjo foi condenado a três anos em regime aberto por contrabando e, com isso, suas penas somam agora 19 anos e 04 meses. Ele é considerado o líder da organização criminosa. Contra Arcanjo, a Justiça Federal extinguiu a acusação de formação de quadrilha, uma vez que ele já foi condenado por este crime em outro processo.

Entre os outros seis condenados estão três ex-coronéis, sendo Frederico Carlos Lepesteur, considerado o chefe da segurança do "Comendador", cuja pena foi estabelecida em seis anos; Gonçalo de Oliveira Costa Neto e Marcondes Tadeu de Araújo Ramalho, que tiveram penas fixadas em quatro anos e seis meses, todas em regime semi-aberto. Eles foram acusados e condenados por comandarem regiões do jogo, nas quais o Estado tinha sido dividido.

Acusado de ser um dos maiores controladores das máquinas de caça-níquel de propriedade de Arcanjo, Marlon Marcos Baja Pereira foi condenado também a quatro anos e seis meses em regime semi-aberto. As outras penas são de Célio Alves, a cinco anos, e de Márcia Carla Carpinski, a quatro anos e seis meses, ambas em regime semi-aberto. Márcia é esposa de Júlio Bachs, que já foi condenado a oito anos de reclusão também por formação de quadrilha e contrabando. Bachs seria o mentor e supervisor da instalação das máquinas.

A apuração do crime teve início com a apreensão, na casa do uruguaio Bachs, de ferramentas típicas de montagem e manutenção dos caça-níqueis, além de pastas e documentos diversos contendo planilhas de controle e despesas e de arrecadação de moedas em máquinas, pagamento de comissões a comerciantes, custo de fabricação e descrição detalhada do processo de montagem dos caça-níqueis.





Fonte: Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/222196/visualizar/