Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 11 de Junho de 2007 às 18:11

    Imprimir


A Força Internacional de Assistência à Segurança do Afeganistão (Isaf) confia no sucesso da operação recém-lançada contra os talibãs, na província afegã de Ghazni, uma das mais perigosas do país, onde, no último domingo, o presidente Hamid Karzai foi alvo de um atentado fracassado.

A "Operação Maiwand" foi empreendida por tropas afegãs, americanas e da Isaf, no dia 1º de junho, em Andar (leste de Ghazni), onde Karzai estava quando vários obuses caíram nas proximidades.

Em comunicado divulgado hoje, a Isaf, sob comando da Otan, defendeu a "expulsão dos Governos obscuros de Ghazni", de acordo com o coronel Martin P. Schweitzer.

O militar americano se reuniu recentemente com o governador da província, Mehrajudin Patan, e garantiu todo o apoio das tropas internacionais para "separar o inimigo da população, e permitir que o Governo se movimente livremente pela região".

Cerca de 600 membros das forças nacionais de segurança e 750 soldados da Isaf participam da "Operação Maiwand" que, segundo a Força, foi planejada por um general afegão.

"Somos um só músculo. A Isaf e os EUA estarão com o Exército e as forças de segurança afegãs para plantar as sementes do Governo em Ghazni, e para que a população tenha uma alternativa aos talibãs", prometeu Schweitzer.

"Não pretendo proclamar vitória com esta missão, mas dar tempo para o Governo estabelecer presença na área", acrescentou o coronel.

A maior parte dos efetivos que estão em Ghazni é americana. Além disso, a Isaf afirmou que disponibilizará um número indeterminado de soldados como reforço para a operação.

No entanto, o governador - citado no comunicado da Isaf - disse, após sua reunião com Schweitzer, que não quer "nenhum americano morto" em sua província.

"Utilizaremos nossos rapazes, e sei que conseguiremos vantagem sobre os insurgentes. Este ano não será bom para os talibãs", garantiu.

A Isaf organizou uma "shura" (assembléia) no início do mês, com idosos e habitantes de destaque da província, para discutir temas como segurança e reconstrução. Após a iniciativa, Karzai visitou a localidade de Andar e, enquanto fazia um discurso, vários obuses explodiram nas proximidades do palácio onde o presidente estava.

Outras duas operações da Isaf estão em andamento em cinco distritos do norte da província de Helmand, próximo ao centro do país, onde foram registrados inúmeros combates nos últimos três meses.

Mais de 1.700 pessoas morreram no Afeganistão em combates, bombardeios e atentados em 2007, e os analistas prevêem um aumento da violência, agora que a colheita da papoula está terminando.

A planta, da qual se extrai o ópio para produzir heroína, financia as atividades dos talibãs, que também recrutam homens entre os camponeses quando a colheita acaba.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/222276/visualizar/