Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Segunda - 11 de Junho de 2007 às 17:44
Por: Naiara Martins

    Imprimir


O município de Campo Novo do Parecis, localizado 396 km a noroeste da capital Cuiabá, é uma das 52 cidades brasileiras que participam do Revezamento da Tocha Pan-americana Rio 2007. A tocha chegará em Mato Grosso no dia 26 de junho, cumprirá um percurso de 28 km pelas principais ruas da capital, e seguirá na manha do dia seguinte para Campo Novo do Parecis, onde será recepcionada e conduzida até a Aldeia 4 Cachoeiras, etnia Paresí, localizada a 33 km do município.

Em Campo Novo, o fogo olímpico participará da cerimônia do Fogo Ancestral, onde a tocha acenderá a grande Pira Olímpica, em meio a cerimônia do fogo, executada especialmente pela nação indígena Terena, que se deslocará de Aquidauana/MS, para a encenação do rito indígena em homenagem ao fogo. Além da cerimônia terena, outro momento marcante para a cultura indígena e de forte simbolismo para a passagem da tocha, será a execução do Hino Nacional Brasileiro, que será cantado em Tupi-Guarani , pela nação indígena Assurini, que virá de Tucuruí/PA, especialmente para a apresentação do hino.

O guarani é a língua indígena do sul da América do Sul, falada pelos povos pertencentes ao grupo dos tupis-guaranis que habitavam a região desde a colonizaçao do Brasil pelos portugueses, e que a utilizaram desde o descobrimento até boa parte do século XVIII como a principal língua no sul do Brasil, o que acabou influenciando fortemente a língua portugues a brasileira.

Concluída a cerimônia indígena, a Tocha inicia no final da tarde o revezamento oficial do símbolo, onde fará um percurso de quatro quilômetros pelas principais ruas do município, revezando os condutores a cada 400 metros. O revezamento, que deverá durar cerca de 30 minutos, será encerrado com o acendimento da Pira, que dará início ao I Jogos Interculturais Indígenas de Mato Grosso, com abertura no estádio Ary Tomazelli. A passagem da Tocha do Pan e a realização dos I Jogos Interculturais Indígenas é uma promoção do Governo do Estado de Mato Grosso e Prefeitura Municipal de Campo Novo do Parecis.

JOGOS INDIGENAS

Uma das exigências do Comitê Organizador dos XV Jogos Pan-americano Rio 2007 (CO-RIO) para a passagem da Tocha do Pan, por Campo Novo do Parecis foi a realização do I Jogos Interculturais Indígenas. Os jogos, tradicionalmente realizados pelo município, sempre tiveram como característica a mobilização de etnias locais, como Bakairi, Enawenê-Nawê, Manoki, Nambikwara, Rikibaktsa, Umutina, Xavante e Paresi-Haliti.

Neste ano, com o ensejo da Tocha Olímpica, os jogos atingiram repercussão estadual, e deverão reunir mais de 400 índios (atletas), de 10 etnias, sendo 40 participantes por nação. Entre as etnias convidadas para o estadual, estão, Paresí (Campo Novo do Parecis), Manoki (Brasnorte), Nambikwara (Sapezal), Bakairi (Paranatinga), Xavante (Campinápolis), Umutina (Barra do Bugres), e as nações Rikibaktsa e Enawenê-Nawê (Juína).

De acordo com o secretário de Estado de Esportes, Baiano Filho, Campo Novo será a única das 52 cidades que participam do revezamento da tocha olímpica a não representar nenhum país, e sim os Povos Indígenas. “Campo Novo terá a honra e a responsabilidade não apenas de representar Mato Grosso, a exemplo de Cuiabá, mas será a única localidade que não representará nenhum país em especifico, mas todas as nações e povos indígenas, uma vez, que será o único a realizar e receber o fogo em uma cerimônia originalmente indígena”, concluiu Baiano.

TOCHA OLIMPICA

A Tocha que foi acesa no dia 04 de junho, em Teotihuacan, na cidade do México, cumpre hoje seu percurso em Brasília/DF. O presidente do Comitê Organizador do RIO 2007 e do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, entregou nesta manhã, 11.06, a lanterna contendo um dos símbolos dos Jogos ao vice-governador do Distrito Federal, Paulo Octávio.

O fogo foi levado para o Palácio do Planalto, onde nesta tarde, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva acenderá a Tocha Pan-americana e inicia o Revezamento em Brasília, por um trajeto de 32 quilômetros incluindo alguns dos principais pontos da capital, como a Esplanada dos Ministérios, a Catedral Metropolitana, a Praça dos Três Poderes, Avenida das Nações e o Memorial JK.

O Revezamento da Tocha Pan-americana Rio 2007, que começou na última terça-feira, dia 5, em Santa Cruz Cabrália (BA), já passou por Goiânia (GO), Ouro Preto (MG), Belo Horizonte (MG), Vitória (ES), Salvador (BA), Canindé de São Francisco e Aracaju (SE).

Depois de Brasília, a Chama Pan-americana segue para Recife (Pernambuco). A Tocha será recebida por um total de 52 localidades, que vão representar os 42 países das Américas que participam dos Jogos.





Fonte: Assessoria/Seel-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/222281/visualizar/