Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 10 de Junho de 2007 às 23:43

    Imprimir


Bolívia: governo e oposição rompem diálogo e geram tensão O presidente Evo Morales e o governador da província de Santa Cruz, Rubén Costas, ferrenho opositor do governo de esquerda e que lidera um movimento autonomista, romperam o diálogo que mantinham e com isto provocaram um foco de tensão entre a região mais próspera da Bolívia e o Executivo.

O chefe de Estado decidiu não assistir no sábado a uma reunião com o governador e líderes cívicos desta região por considerar que não poderia abordar temas políticos, como as autonomias regionais, que são destinados à Assembléia Constituinte, apenas temas de desenvolvimento regional.

Em contrapartida, o prefeito e os dirigentes do Comitê Cívico deram um ultimato ao presidente para que visite Santa Cruz e explique a posição de seu partido, o Movimento Ao Socialismo (MAS), na Assembléia Constituinte, onde seus representantes são maioria, assim como sobre outros assuntos da pauta política.

Rubén Costas lidera um movimento autonomista integrado por autoridades de Tarija, Cochabamba, Beni e Pando, que desejam mais liberdade em relação a La Paz.

Segundo o ministro de Governo, Alfredo Rada, a decisão do presidente Evo Morales de não comparecer ao encontro foi motivada pelo fato das mesas trabalho formadas para abordar temas de desenvolvimento regional não concluíram a tarefa pela ausência dos delegados da prefeitura e do Comitê Cívico.

A decisão do chefe de Estado foi respondida imediatamente pelo governador e os líderes civis, que alertaram que a mesma pode colocar em risco a unidade do país.

Em uma carta publicada este domingo pelo Comitê Cívico Pró Santa Cruz, os líderes da oposição afirmam que o povo deseja debater a autonomia, mas o presidente não aceita.

Costas e os dirigentes cívicos anteciparam que não adotarão ações imediatas, à espera de uma decisão conjunta da Junta Autonôma Democrática Boliviana, que convocou uma reunião para o dia 18 de junho, à qual também foram convidados os parlamentares das quatro regiões.

A junta é formada pelos departamentos de Pando (norte), Beni (noreste), Santa Cruz (leste) e Tarija (sul), también opositores a Morales. Em uma entrevista coletiva neste domingo, Evo Morales, ratificou a decisão de não assistir a nenhuma reunião com os representantes de Santa Cruz onde se misturem temas de desenvolvimento regional com outros de caráter político.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/222434/visualizar/