Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Domingo - 10 de Junho de 2007 às 15:28

    Imprimir


A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Cuiabá, localizada no bairro Novo Tempo, lançará na próxima terça-feira (12), às 10h30, o projeto Brincar e Reciclar. Durante quinze dias serão desenvolvidas diversas atividades em parceria com escolas municipais da região, todas voltadas à educação ambiental. O projeto tem parceria com as secretarias municipais de Saúde e Educação, de Meio Ambiente e Infra-estrutura, Associação dos Camelôs do Shopping Popular e empresas particulares.

Será realizada uma grande gincana entre escolas dos bairros Novo Tempo, Parque Amperco, Novo Colorado e Ribeirão do Lipa. A escola cujos alunos juntarem a maior quantidade de materiais recicláveis ganhará a gincana e levará uma TV 29 polegadas e um DVD. O segundo lugar receberá um DVD e o terceiro um troféu. Também haverá um concurso de desenho e o primeiro colocado ganhará uma bicicleta. O tema do concurso será “Preservando o meio ambiente”. No lançamento do projeto as crianças ainda plantarão inúmeras mudas de árvores no bairro.

De acordo com Domingas Conceição, presidente da entidade, a associação foi criada há aproximadamente três anos, a partir da iniciativa de um grupo de moradores de bairros localizados na região do Novo Tempo e que buscavam uma alternativa para o sustento de suas famílias. “Começamos timidamente e aos poucos fomos conseguindo apoio de empresas e do poder público”, lembra a presidente.

Ela revela que a máquina de prensar materiais recicláveis foi doada por uma empresa e que o prédio onde funciona a reciclagem foi construído pela Prefeitura de Cuiabá que ainda cede um veículo para que os associados recolham e vendam esses materiais. No final do ano passado os camelôs do Shopping Popular conheceram o trabalho dos catadores no bairro Novo Tempo e aprovaram o envolvimento da comunidade com a reciclagem.

“Percebemos que moradores, estudantes e empresas da região tem a consciência da importância da reciclagem na preservação do meio ambiente e resolvemos aderir à idéia de promover a educação ambiental”, justifica Misael Galvão, presidente do Shopping Popular.

Ao conhecer a proposta do projeto o secretário municipal de saúde, Guilherme Maluf, determinou que o Centro de Controle de Zoonoses incluísse na programação ações voltadas ao combate à dengue. “As garrafas PET jogadas nas ruas e logradouros constituem ambiente propício para a formação de criadouros do mosquito transmissor da dengue”, disse.

Escolas municipais localizadas nos bairros da região do Novo Tempo participam das ações educativas. Já a secretaria Municipal de Meio Ambiente doou mudas de árvores para que sejam plantadas e mantidas pelos estudantes.




Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/222481/visualizar/