Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 10 de Junho de 2007 às 11:13

    Imprimir


O presidente americano George W. Bush declarou no domingo que as Nações Unidas deveriam conceder a independência em curto prazo à província sérvia separatista de Kosovo e que, se a Rússia continuar a opor obstáculos a isso, o Ocidente deveria agir.

"Em algum momento do tempo, antes cedo que tarde, é preciso dizer que o bastante é o bastante e que Kosovo é independente", disse Bush durante coletiva de imprensa concedida na primeira visita de um presidente americano à Albânia.

Bush disse estar "preocupado com o fato de as expectativas não estarem sendo satisfeitas" em Kosovo, 90 por cento de cujos habitantes são albaneses étnicos que querem a independência da Sérvia, e onde a Otan lidera um contingente de manutenção da paz composto de 17 mil soldados.

Ele disse que Washington vai continuar a buscar uma solução através da ONU, mas que, "se ficar aparente que não haverá um acordo num período de tempo relativamente curto, na minha opinião precisaremos oferecer uma resolução. Logo, um prazo."

Mais tarde o porta-voz da Casa Branca Gordon Johndroe afirmou: "Estamos trabalhando dentro do contexto do Conselho de Segurança da ONU, e isso inclui a Rússia."



Kosovo é administrada pela ONU e a Otan desde 1999, quando o Ocidente bombardeou a Sérvia durante 11 semanas para interromper a brutal repressão sérvia a uma insurgência da população de etnia albanesa de Kosovo, na qual forças sérvias mataram cerca de 10 mil civis e expulsaram quase 1 milhão.

A Sérvia se opõe resolutamente à separação de Kosovo.

DIPLOMACIA

A Rússia, apoiando a posição da Sérvia, na sexta-feira rejeitou a proposta ocidental de submeter a independência de Kosovo à votação pelo Conselho de Segurança, e Bush disse que o presidente russo Vladimir Putin ainda não se deixou convencer pelos argumentos de Washington.

A Rússia possui o poder de vetar a resolução, e no fim de semana Putin informou "com prazer" ao premiê sérvio Vojislav Kostunica, em visita a Moscou, que frustrara os planos ocidentais na cúpula do G8 que teve lugar na Alemanha na semana passada.

Bush disse que a secretária de Estado Condoleezza Rice vai tratar da questão de Kosovo por meios diplomáticos com Moscou e com os aliados americanos na Europa, todos os quais apóiam o plano do enviado da ONU Martti Ahtisaari de tornar Kosovo independente sob supervisão da União Européia.

Mas, empregando a linguagem mais clara até agora, Bush disse: "A independência é o resultado. Vamos colocar esse processo em andamento."

O primeiro-ministro de Kosovo, Agim Ceku, saudou a "mensagem clara de Bush ao povo de Kosovo de que a independência virá em muito pouco tempo e que seu desejo de longa data será realizado."

Bush também exortou a Sérvia a reconsiderar sua oposição férrea à independência de Kosovo e pensar em seu futuro como parte do Ocidente.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/222519/visualizar/