Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 10 de Junho de 2007 às 11:05

    Imprimir


Uma pequena bomba deixada do lado de fora de uma loja de roupas em Istambul explodiu neste domingo, deixando ao menos três feridos, informaram a polícia e a mídia local.

A bomba, aparentemente, era feita de um tipo de explosivo que causa grande barulho mas pouco dano, disseram policiais.

Um dos policiais afirmou que três pessoas ficaram feridas na explosão, que chega no momento em que a Turquia vive grande tensão por ataques do Exército contra rebeldes curdos que se refugiam no norte do Iraque.

No último mês, um terrorista suicida detonou uma bomba na capital turca, Ancara, matando ao menos seis pessoas e deixando dezenas de feridos. Oficiais turcos culparam rebeldes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), mas o grupo negou envolvimento.

Depois da explosão em Ancara, o general Yasar Buyukanit alertou que novos ataques poderiam ocorrer em cidades turcas.

Há estimados 4.000 rebeldes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que é ilegal, no Iraque. Os conflitos com os rebeldes separatistas curdos já matou dezenas de milhares de pessoas na Turquia desde 1984.

O Ministério das Relações Exteriores do Iraque emitiu um protesto formal neste sábado contra a Turquia, após o Exército turco cruzar a fronteira para atacar militarmente alvos curdos no norte do país.

Um representantes dos rebeldes curdos no norte do Iraque informou que suas bases não foram afetadas pelos turcos.

É crescente o temor de que a irritação da Turquia com a atividade de rebeldes curdos leve a uma grande operação militar. A Turquia acusa os curdos no Iraque de cruzarem a fronteira para realizar ataques em seu território, e critica a falta de ação das forças iraquianas e americanas para impedi-los.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/222520/visualizar/