Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 10 de Junho de 2007 às 07:31

    Imprimir


SÃO PETERSBURGO, Rússia - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, defendeu neste domingo, 10, a reestruturação da economia mundial e a criação de uma "arquitetura das relações econômicas" mais justa e mais de acordo com o mundo atual.

"Estou convencido de que as palavras gerais sobre uma distribuição justa de recursos e investimentos não pode resolver nada. Para um desenvolvimento estável é imprescindível configurar uma nova estrutura das relações econômicas internacionais", declarou o líder russo no Fórum Econômico realizado na antiga capital imperial russa.

O chefe do Kremlin destacou que o desequilíbrio na economia global "é sentido com uma força cada vez maior" e "se agrava a diferença entre os países pobres e os ricos".

"O mundo muda a olhos vistos e os países que ainda ontem pareciam irremediavelmente atrasados, hoje se transformam nas economias de mais rápido crescimento", afirmou.

Putin lembrou que há 50 anos 60% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial correspondia aos oito países mais desenvolvidos (Estados Unidos, Japão, Alemanha, Grã-Bretanha, França, Canadá, Itália e Rússia) e agora a mesma percentagem é gerada fora deles.

"Os países emergentes ocupam cada vez mais novos espaços não só no comércio de mercadorias, mas também de serviços e entram na concorrência de altas tecnologias e desenvolvimento científico", ressaltou.

Para um desenvolvimento estável da economia mundial, "é imprescindível configurar uma nova estrutura das relações econômicas internacionais", indicou Putin.

Além disso, "é óbvio que o sistema financeiro mundial, atado de fato a uma ou duas moedas e a um limitado número de centros financeiros, já não reflete as necessidades correntes e estratégicas da economia global", disse.

As organizações financeiras mundiais "precisam uma profunda reestruturação", pois "foram constituídas para uma realidade totalmente diferente e não conseguem encontrar seu lugar em condições de um crescimento econômico estável da maioria dos países emergentes", afirmou.

"A resposta a este desafio é única: a aparição de várias divisas mundiais de reserva, de vários centros financeiros", afirmou Putin, ao dizer que "hoje é imprescindível criar as premissas para diversificar os ativos do sistema financeiro mundial".





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/222582/visualizar/