Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 09 de Junho de 2007 às 19:03

    Imprimir


O presidente do Equador, Rafael Correa, pediu hoje à Justiça que coloque na prisão o superintendente da agência reguladora do mercado financeiro do país, Alfredo Vergara. Correa também disse ao Congresso que "mande para casa" Vergara.

A razão dos comentários do presidente equatoriano é que Vergara teria divulgado "falsos boatos" em um relatório afirmando que o governo prepara uma lei que põe em risco o sistema financeiro.

No final de seu programa no rádio aos sábados, Correa atacou Vergara. O presidente disse que o superintendente atende aos interesses dos bancos privados e o chamou de "incompetente".

Os termos do relatório que Correa citou foram publicados no jornal "Hoy" de Quito. O texto diz que, segundo a Superintendência de Bancos, o projeto de Lei de Regulação ao Custo Máximo Efetivo do Crédito poderia causar problemas às cooperativas financeiras e aos bancos.

Pelo menos 20 cooperativas de crédito, cinco bancos, duas instituições públicas e três sociedades financeiras poderiam fechar se a lei fosse aprovada como está, segundo o relatório.

"Por acaso estamos loucos para propor uma lei que quebre o sistema financeiro?", disse o presidente.

Correa pediu um julgamento político no Congresso contra Vergara. A Superintendência de Bancos e Seguros é um órgão autônomo do Estado.

Nos últimos dias, em diversos meios de comunicação começou a ser veiculada uma campanha de publicidade, supostamente promovida por banqueiros. A peça publicitária lembra a crise bancária de 1998 e 1999, a mais grave da história do Equador, e afirma que a nova lei pode levar a uma situação parecida.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/222632/visualizar/