Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 08 de Junho de 2007 às 20:03

    Imprimir


Os Estados Unidos vão apoiar os governos latino-americanos na luta contra os poderosos cartéis de droga, prometeu o procurador-geral dos Estados Unidos, Alberto Gonzales, nesta sexta-feira.

Falando depois de uma reunião de dois dias com procuradores mexicanos, colombianos e de países da América Central, Gonzales afirmou que Washington trabalharia com eles para combater os cartéis, cuja a disputa por território, principalmente no México, registra um aumento no número de mortos.

"Os Estados Unidos estarão do lado de todos os seus vizinhos na luta conjunta contra gangues violentas", disse Gonzales à imprensa no México. "Por todos os nossos cidadãos, devemos vencer essas luta, e eu acredito que trabalhando juntos, como parceiros, nós venceremos."

Conflitos entre o cartel do Golfo do México e uma aliança de traficantes do Estado de Sinaloa, do Noroeste do país, e outros grupos mataram cerca de 2.000 pessoas no ano passado. Mais de 900 morreram em ações ligadas ao tráfico neste ano.

O presidente do México, Felipe Calderón, enviou milhares de homens para conter a violência, mas até agora não obteve muito sucesso.

Washington manda 700 milhões de dólares por ano em ajuda militar e para o combate às drogas à Colômbia, um aliado-chave dos norte-americanos na região.

Gonzales declarou que os países menores da América Central precisam de mais ajuda. A Guatemala tornou-se uma via importante para o movimento de cocaína e outras drogas, e o governo do país luta contra a corrupção estimulada pelos traficantes.

O México diz que os Estados Unidos tem parte da culpa pela violência porque a maior parte das armas dos traficantes vem contrabandeada do vizinho do Norte. Gonzales afirmou estar procurando modos de cortar o fluxo de armas ilegais.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/222817/visualizar/