Pesquisa com freiras diz que cerveja reduz colesterol
O estudo, elaborado pela Sociedade Espanhola de Dieta e Ciências da Alimentação (Sedca) e pela Universidade de Valência, concluiu que o consumo moderado de cerveja - com ou sem álcool, clara ou escura - pode diminuir o risco de problemas cardiovasculares e reduzir o colesterol.
Isso aconteceria por causa do lúpulo, um dos ingredientes imprescindíveis na preparação da bebida e que funciona como antioxidante.
Depois do consumo da cerveja, o colesterol total das freiras que já tinham níveis altos baixou em 6%, enquanto o nível de LDL, considerado o "mau colesterol", caiu 8%.
'Remédio'
O estudo foi patrocinado pela Associação de Fabricantes de Cerveja da Espanha, mas feito por um comitê científico independente.
Os pesquisadores dizem que desde a Antigüidade o lúpulo é utilizado pela medicina tradicional no tratamento de diversas doenças por suas qualidades antibacterianas e antiinflamatórias, além das propriedades sedativas e diuréticas.
De acordo com a nova pesquisa, a cerveja é o único produto alimentar que contém lúpulo e pode funcionar como remédio.
"Em uma dieta adequada, o consumo de cerveja sem álcool pode contribuir para a redução de patologias associadas à idade e, portanto, promover um envelhecimento mais saudável", diz Jesús Román Martínez, um dos responsáveis pelo estudo.
Comentários