Soldado turco morre de ferimentos a bomba
A explosão ocorreu um dia após oficiais turcos e também funcionários militares do Curdistão iraquiano terem admitido que tropas turcas cruzaram a fronteira entre os dois países, em perseguição a rebeldes curdos no Iraque. O ministro do Exterior da Turquia, Abdullah Gul, continua a negar a incursão.
O governo turco está extremamente tenso com a situação na fronteira iraquiana. Uma incursão maior dos turcos no Iraque pode iniciar um conflito bélico de grande escala, envolvendo rebeldes curdos iraquianos, bem como prejudicar a aliança turca com os Estados Unidos e minar as conversações para a Turquia ingressar na União Européia.
Refúgio
Os turcos estão lutando contra rebeldes curdos do PKK, um partido curdo da Turquia. Segundo os militares turcos, os rebeldes curdos do próprio país buscam e obtém refúgio no Curdistão iraquiano. Um oficial curdo iraquiano confirmou que na quarta-feira houve uma incursão em território iraquiano de 600 soldados turcos, que perseguiam rebeldes. As tropas voltaram à Turquia no fim do dia.
Comentários