Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 08 de Junho de 2007 às 06:06

    Imprimir


A cúpula de chefes de Estado e governo dos sete países mais industrializados do mundo e a Rússia (G8), no balneário alemão de Heiligendamm, termina nesta sexta-feira com reuniões com os líderes das cinco principais nações emergentes e um grupo de nações da África.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os líderes da China, Índia, México e África do Sul conversam hoje com os membros do G8 para constituir o Processo de Heiligendamm. Juntos, eles deverão institucionalizar as reuniões do G8 e do G5 --grupo formado por Brasil, Índia, China, México e África do Sul.

Ontem, os presidentes e primeiros-ministros da Alemanha, Canadá, França, Grã-Bretanha, Itália, Japão, Rússia e Estados Unidos chegaram a um acordo inicial para a luta contra a mudança climática.

O texto sobre o clima inclui "explicitamente" o objetivo de reduzir em 50% as emissões de gases até o ano 2050. O processo deverá ser conduzido sob o comando da ONU

A ajuda à África e a luta contra a aids serão os temas principais do encontro dos líderes do G8 com os do Egito, Argélia, Nigéria, Senegal, África do Sul, Etiópia e Gana. Também estarão presentes o presidente da União Africana e o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/222982/visualizar/