Repórter News - reporternews.com.br
Polícia Brasil
Quinta - 07 de Junho de 2007 às 22:52

    Imprimir


Com uma mensagem dizendo: "parabéns, você foi sorteado na promoção “X” da TV “Y” (usamos X e Y apenas para representar os nomes do programa e a emissora de TV), golpistas estão enchendo as caixas de mensagens de telefones celulares de todo o Brasil para enganar e aplicar golpes nos donos dos telefones. O objetivo do golpe é conseguir créditos para telefones celulares.

A mensagem eletrônica que chega pelo celular é a senha de um golpe já conhecido, mas jornalistas do jornal O Globo (RJ), que receberam uma dessas mensagens, resolveram retornar para o número enviado pelo golpista. Os jornalistas ficaram surpresos com a estratégia dos fraudadores. Os atendentes são mais preparados do que os jornalistas imaginavam.

Ao retornar para um número de telefone do Ceará, indicado pelos golpistas, os atendentes imitam o formato usado nas promoções de televisão, citam as empresas pelos nomes completos e slogans e usam até técnicas de telemarketing, embora também cometam alguns inevitáveis erros de português.Tudo para convencer as vítimas a entregarem alguns cartões telefônicos.

Na primeira ligação para os golpistas a repórter fala sobre a mensagem e tem o telefone checado. Ela fornece um número diferente daquele que recebeu na mensagem e é informada de que houve algum engano, porque a premiação não está registrada.

Em uma segunda ligação para os golpistas, fornecendo a informação correta que receber na mensagem, é parabenizada pelo atendente, com um entusiasmo e um texto que até lembram as falas de apresentador de televisão.

“Meus parabéns, meus parabéns mesmo! Eu espero que essa premiação tenha chegado numa boa hora e que possa ajudar a senhora e a sua família da melhor forma possível, correto? Esses são os votos do Departamento de Premiações que vem, através dessa megapromoção, realizar os sonhos dos telespectadores”, exclama o golpista.

A conversa se alonga por quase 10 minutos e dá volta por caminhos que seriam até engraçados, se não se tratasse de um golpe contra a boa fé das pessoas.

Na segunda fase do golpe, com uma linguagem carregada de gerundismo o golpista diz: "para que a senhora possa estar recebendo sua premiação só é necessário estar fazendo um cadastro sem informar nenhum tipo de documentação pessoal por motivo de segurança", e chega ao cúmulo de informar que "por motivos de segurança esta ligação está sendo gravada".

O golpista pede nomes de programas de televisão, que vítima compre dois produtos de determinada marca e fala até em cestas básicas para o Programa Fome Zero. Finalmente, pede que sejam comprados ainda quatro cartões de celulares de determinada operadora, apontada como patrocinadora da promoção.

Ainda não há notícias de vítimas desse novo golpe em Mato Grosso, mas é bom os usuários de telefones celulares ficarem atentos desde já.





Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/223009/visualizar/