Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 07 de Junho de 2007 às 21:42

    Imprimir


Estudantes que protestam há 11 dias contra a decisão do presidente venezuelano, Hugo Chávez, de fechar a rede de televisão RCTV chegaram nesta quinta-feira ao Congresso nacional, em uma rara demonstração de oposição no legislativo. Voltando seu discurso para o congresso de 167 integrantes, onde desde 2005 não há parlamentares de oposição, o líder estudantil Douglas Barrios disse que os protestos diários continuarão. "Hoje, nossas aulas são na rua", afirmou, no discurso transmitido em todo o país.

Em determinado momento, Barrios tirou sua camiseta vermelha e disse que os venezuelanos poderiam se recusar a usar o uniforme do governo, em referência às acusações da oposição de que Chávez intimida a população para manifestarem apoio a ele.

O fim das transmissões da RCTV deflagrou um nascente movimento estudantil pró-democracia que, para os críticos do governo, pode ajudar a preencher o espaço deixado pela tímida oposição no país. O Congresso, que concedeu a Chávez o poder de governar por decretos, organizou um debate sobre o fechamento da RCTV entre estudantes contra e a favor da medida.

O governo venezuelano solicitou que todas as redes de TV e rádio do país transmitissem o debate. Os estudantes - vindos majoritariamente de movimentos de classe média que vez ou outra tomam as ruas em protestos - deixaram o prédio depois do primeiro discurso a favor do governo, afirmando que o evento tinha se transformado em ato político.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/223017/visualizar/