Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 05 de Junho de 2007 às 05:12

    Imprimir


A folclórica bebida nacional da China, o Maotai, que já foi servida a autoridades como Margareth Thatcher, pode deixar de ser fabricada por conta da poluição. Fábricas ilegais estão poluindo o rio usado na produção, segundo a agência oficial de notícias do país, a Xinhua.

O rio Chisui fica na remota província sudeste de Guizhou e é usado há anos pela fabricante Kweichow Moutai para a produção da bebida servida nos banquetes oficiais e para brindar a visita de personalidades importantes na China.

As autoridades estão investigando como 39 fabricantes ilegais de bebidas surgiram ao longo do rio, poluindo tanto o ar como água, informou a Xinhua. “(As instalações) ameaçam seriamente a segurança ambiental do rio Chishui e a produção de Maotai”, acrescentou ainda o comunicado.

As fábricas ilegais foram multadas e receberam ordem para fechar, dizia o informe. A bebida -- de teor alcoólico 53% é feita com água das montanhas, ervas locais e graõs e já faz parte do folclore comunista. Apesar de suas origens serem milenares, o Maotai tem sido a bebida preferida para várias gerações de líderes comunistas.

O Maotai foi usado para brindar a fundação da República Popular em 1 de outubro de 1949. O premier Zhou Enlai deu as boas vindas ao Presidente Nixon com Maotai durante sua histórica viagem em 1972.

Foi por instrução de Zhou que qualquer tipo de indústria foi banido numa distância de 100 km rio acima do Chishui de modo a preservar a pureza da bebida. “Mas, seguindo o aumento da atividade humana, os problemas ecológicos do ecossistema do rio Chishui se tornaram mais e mais acentuados”, declarou a agência Xinhua.




Fonte: 24 Horas news

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/223545/visualizar/