70 trabalhadores são qualificados em curso de auxiliar de escritório
A capacitação integra o convênio “Desenvolvendo com Cidadania”, que tem a meta de capacitar até o final de 2007 um total de 4,1 mil trabalhadores através do projeto, atendendo 40 municípios de Mato Grosso.
Segundo a coordenadora do projeto, Rosinei Calsavara, o Governo do Estado tem uma preocupação constante em oportunizar a qualificação para o futuro emprego. “Através de diversos projetos na área de Trabalho e Emprego e do Sine, contribuímos consideravelmente nesse processo” afirmou.
Durante o evento, três alunas discursaram sobre a importância da qualificação e a participação e influência do curso em suas vidas. Uma delas foi Valquiria Moreira, de 35 anos, que agradeceu às parcerias Setecs/Senai. “Essa é uma oportunidade única, temos sempre que buscar meios de obter a realização pessoal”, disse.
Segundo a coordenadora do curso Maria Aparecida de Moraes essa é mais uma etapa vencida. Ela ressalta ainda que o objetivo do programa e é empregabilidade e beneficiar aqueles que não têm muita condição de custear uma qualificação profissional. “Muitos alunos estão saindo daqui empregados e felizes com essa realização”.
Este também é o caso da jovem Joice Lemos de Arruda, de 18 anos. Ela pediu licença do novo emprego para poder estar presente na entrega dos certificados. “Consegui o trabalho através dessa qualificação. Pretendo agora colocar em prática tudo o que aprendi nas aulas”.
A aluna Meire Rosana Guedes, de 35 anos, diz que melhorou sua auto-estima após o curso. “Ele me ajudou a reintegrar na sociedade, além de incentivar a cursar uma faculdade”. Meire é acadêmica do primeiro ano de pedagogia em uma faculdade particular de Várzea Grande.
A capacitação iniciou no dia 23 de abril. Foram divididas três turmas, sendo duas no período matutino e uma no vespertino. Para iniciar o curso, cada aluno recebeu um kit, contendo caderno, camiseta e uma pasta. Sendo ainda beneficiados diariamente com vale-transporte e lanches.
Sine – Os 70 alunos concluintes foram encaminhados à coordenação do Senai através do cadastro feito no Sine. Os participantes do treinamento deveriam estar desempregados e terem mais de 16 anos.
A coordenadora pedagógica do Senai, Jocinete Amorim, explica que após a conclusão das aulas, os alunos devem procurar novamente o Sine para a atualização do cadastro. “Dessa forma estarão incluindo em seu currículo profissional mais esta qualificação”, explicou.
Comentários