Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 03 de Junho de 2007 às 15:48

    Imprimir


O primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, acredita ser possível que, durante a cúpula do G8 que será realizada na próxima semana em Heiligendamm (Alemanha), se alcance um avanço "histórico" na questão do clima.

"Confio em que isto ocorrerá", afirmou Blair no Reichstag de Berlim, onde participou de uma conferência parlamentar sobre o clima, antes de se reunir com a chanceler alemã, Angela Merkel.

Blair elogiou a "excelente liderança" assumida por Merkel no debate do clima e assegurou que, com isso, se cria a oportunidade de conseguir "avanços reais" nesta questão.

O primeiro-ministro reiterou que a recente proposta do presidente dos Estados Unidos, George Bush, constitui um "passo importante" adiante, pois, com ela, Washington se inclui no compromisso de reduzir os gases que aumentam o efeito estufa.

Caso o G-8 --que reúne os sete países mais ricos e a Rússia-- chegue a um acordo sobre este assunto, seria acelerada a busca de uma solução dentro da ONU para um protocolo que suceda o de Kyoto, que expira em 2012.

Merkel foi menos otimista a respeito de Heiligendamm e, em entrevista ao semanário "Der Spiegel", afirmou que partia da base de que não conseguirá que o G8 apóie sua proposta de limitar o aquecimento da Terra em 2 graus Celsius até 2050.

"Se os Estados Unidos não se movimentarem, outros países optarão também por esperar. Não conto com uma solução já nesta semana. É uma árdua tarefa que é preciso perseguir com paciência", afirmou a chanceler. "Sobre os dois graus, não estou disposta a negociar", ressaltou.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/223810/visualizar/