Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 03 de Junho de 2007 às 14:40

    Imprimir


=(FOTOS)= Os Tigres da Libertação dá Pátria Tâmil (LTTE) informaram ter atacado uma ampla frente dos distrito Os rebeldes tamis destruíram neste domingo bases do exército no norte do Sri Lanka, em confrontos que deixaram pelo menos 82 mortos, segundo os dois lados.

Os Tigres da Libertação dá Pátria Tâmil (LTTE) informaram ter atacado uma ampla frente dos distritos de Vavuniya e Mannar.

Os separatistas disseram ter matado pelo menos 30 funcionários de segurança em uma batalha de cinco horas pelo controle de várias posições de armamentos e bases militares.

Os rebeldes usaram veículos blindados e artilharia pesada, após destruírem armas de longo alcance do exército. Também disseram que haviam destruído quatro ou cinco posições de tiro e divulgado fotos de bases e de um tanque de guerra apreendidos.

O ministro da Defesa, por sua vez, informou sobre sangrentos confrontos na área, mas assegurou que o exército havia derrotado uma ofensiva guerrilheira após matar pelo menos 52 rebeldes.

Nenhuma das alegações dos dois grupos pode ser verificada, mas os guerrilheiros informaram que pensavam em devolver os corpos de 16 soldados por intermédio do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

O porta-voz dos Tigres, Rasiah Ilanthiriyan, disse que a guerrilha conseguiu se estabelecer numa linha defensiva anteriormente controlada pelos militares após o ataque em estilo de comando iniciado na noite de sábado.

"As tropas do LTTE estão consolidando suas posições na área tomada", destacou, num comunicado.

Um balanço anterior deu conta de 43 mortos entre os dois lados.

O governo do Sri Lanka e o movimento insurgente mantêm, desde 1972, um conflito armado, pois os tâmeis reivindicam a independência de seu território, no noroeste do país. Mais de 60.000 pessoas morreram no conflito.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/223831/visualizar/