Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 02 de Junho de 2007 às 12:01

    Imprimir


O primeiro-ministro búlgaro, Serguei Stanichev, aceitou neste sábado a renúncia de dois ministros após um recente escândalo de corrupção que sacudiu o governo, a menos de um mês de a Comissão Européia emitir um informe sobre as reformas jurídicas do país.

"O ministro das Finanças, Roumen Ovtcharov, apresentou sua demissão na sexta-feira (...) e eu aceitei", anunciou Stanichev em entrevista coletiva celebrada neste sábado em Sofia.

Na véspera, a promotoria-geral se recusou a investigar o ministro por falta de provas em um caso de má administração, abuso de poder e obstrução da Justiça.

O premier disse que "nesta situação, faz falta um gesto moral forte", em alusão à aceitação da renúncia.

O outro ministro demissionário é o titular da pasta da Justiça, Georgui Petkanov, que há dias antecipou que deixaria o cargo por motivos pessoais.

O governo de centro esquerda de Stanichev se viu envolvido, no fim de abril, em um escândalo de desvio de verbas públicas, concretamente as destinadas ao sistema de calefação pública na capital.

A princípio, o primeiro-ministro demitiu dois vice-ministros ligados ao caso e afastou temporariamente o ministro das Finanças, que acumula a pasta da Energia.

A Comissão Européia, que acompanha de perto a Bulgária e a Romênia, após sua adesão à União Européia, em 1º de janeiro, tem previsto divulgar um informe sobre os progressos destes novos membros na área judicial, especialmente no campo da luta contra a corrupção.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/224008/visualizar/