Brasil e Índia começaram a intensificar relações comerciais nos anos 90
Impulso político foi dado em 1996, com a visita do então presidente Fernando Henrique Cardoso à Índia – foi a primeira vez que um presidente brasileiro visitou aquele país. A aproximação cresceu com a primeira visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Índia, em 2004, acompanhado de missão empresarial.
Confederações das indústrias dos dois países aproveitaram a ocasião para lançar o Fórum Empresarial Brasil-Índia, com o objetivo de propiciar a troca de informações sobre mercados e oportunidades de negócios. A iniciativa será relançada agora, durante a visita presidencial – dessa vez, com participação dos governos brasileiro e indiano.
No âmbito regional, também em 2004, Mercosul e Índia firmaram Acordo de Comércio Preferencial com disciplinas de comércio e preferências tarifárias fixas entre as partes. O acordo, que ainda depende de aprovação do Congresso Nacional, contém uma lista de produtos ofertados pelo Mercosul à Índia, com as respectivas margens de preferência, e uma lista com os produtos concedidos pela Índia ao Mercosul com preferência tarifária, totalizando o incentivo a 900 produtos – 450 do Mercosul e 450 da Índia.
Em setembro de 2006, depois de um intervalo de 38 anos, o Brasil recebeu a visita de um chefe de governo indiano - o Primeiro-Ministro Manmohan Singh.
Comentários