Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 01 de Junho de 2007 às 18:07

    Imprimir


BRASÍLIA - O presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), divulgou nota oficial nesta sexta-feira declarando o "veemente repúdio" dos parlamentares brasileiros às declarações em que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, qualificou o Congresso do Brasil de "papagaio" e de reproduzir o que diz o Congresso dos Estados Unidos ao discordar do fechamento da emissora Rádio Caracas Televisión (RCTV). Chinaglia considera "levianas" e "irresponsáveis" as declarações de Chávez e afirma que elas "não condizem com a estatura que se requer de um chefe de Estado".

Mais cedo, Chinaglia já havia se pronunciado sobre o episódio e afirmou que ´´Ele (Chávez) está contaminado pela disputa interna que tem na Venezuela e, evidentemente, se dá a um direito que não tem. Sob esse aspecto é, no mínimo, um exagero evoluir para esse fato, que nós rechaçamos".

Chinaglia afirmou que Chávez "erra gravemente ao atribuir ao Congresso brasileiro uma subordinação que não existe" e ao fazer "um julgamento que não lhe cabe." O presidente da Câmara concluiu: "Só devemos prestar contas ao povo brasileiro, que tem o poder de nos eleger e o direito e o poder de nos cobrar."

Eis a íntegra da nota:

"A respeito das declarações do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, sobre o Congresso brasileiro:

1.No concerto das nações, o Brasil é uma república livre, independente e soberana, com uma democracia sólida e poderes que convivem e se respeitam; 2.O Congresso brasileiro, um dos pilares do regime democrático no Brasil, é composto por representantes eleitos livremente pelo povo brasileiro, a quem exclusivamente responde por suas opiniões, palavras e ações. 3.Por isso, a presidência da Câmara dos Deptuados manifesta seu veemente repúdio às declarações levianas e irresponsáveis do presidente da Venezuela, que não condizem com a estatura que se requer de um chefe de Estado."





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/224162/visualizar/