Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 01 de Junho de 2007 às 16:14
Por: Nelson Francisco

    Imprimir


Alto Paraguai, MT – Áreas de garimpo estão dando lugar a cadeia produtiva da piscicultura em Alto Paraguai (218 km a Médio-Norte). No lugar Fema/Divulgação

dos buracos deixados pela atividade garimpeira exaurida, tanques com peixe representam uma nova alternativa de renda em quatro consórcios com 40 tanques onde estão sendo criados peixes da espécie tambacu.

O pontapé para este projeto foi dado ano passado pelo Governo do Estado, que ofereceu larvas e assistência técnica por meio da Empaer e Secretaria de Desenvolvimento Rural. Daí em diante, ex-garimpeiros e agricultores se uniram para criar uma nova alternativa de renda. Parte da produção de está sendo comercializada no Município na feira aos domingos. O peixe vivo é um sucesso que agrada os consumidores.

Nesta sexta-feira (01-06), os secretários de Projeto Estratégico, Clóves Vettorato, e ao adjunto, Neurilan Fraga, conheceram um dos consórcios, na localidade São Pedro, onde começou o garimpo, na região, há 60 anos. Com 24 tanques, numa área de 50 hectares, os 11 associados estão criando 18 mil tambacus.

Só neste consorcio, a meta é atingir 100 mil, informa o piscicultor Mauro Siqueira, que vai transformar o local numa agradável opção de lazer com estrutura de pesque-pague. “Estamos confiantes e apostando muito nesse projeto”, diz Mauro, que ao lado da esposa, Tânia Regina Siqueira, tocam o projeto. "Estamos incentivando todos os ex-garimpeiros a se engajarem nesse projeto que é uma alternaitva de renda para todos", comentou Tânia.

A proposta da piscicultura em substituição à degradante exploração ambiental ilegal do garimpo teve início a partir do momento que os agricultores procuraram o Governo para prestar assistência técnica. “Esse é mais um produto do MT Regional e é uma alternativa para que a atividade garimpeira irregular seja desestimulada”, disse o Vettorato.





Fonte: Assessoria/Sepe-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/224196/visualizar/