Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 01 de Junho de 2007 às 14:20

    Imprimir


A Fundação Nacional do Índio (Funai) contatou 87 índios isolados da etnia Metyktire, mais conhecido como kaiapó, na Terra Indígena Menkragnoti. Os índios foram encontrados no estado do Pará, caminharam cinco dias em mata fechada e agora estão na Terra Indígena Capoto/Jarina, em Mato Grosso.

Recém contatado, o grupo está recebendo atendimento preventivo necessário por técnicos da Funai e Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e a área está com o acesso restrito. De acordo com a Funai, os índios isolados são parentes do indígena Raoni.

Responsável pela região, o administrador regional da Funai, Megaron Txucarramãe, está acompanhando a aproximação do grupo com a aldeia Kapôt. Segundo Megaron, os índios isolados mostraram interesse em viver com a comunidade. O grupo recém contatado vivia em Terra Indígena demarcada e protegida. "Eles são altos, fortes, cabelos compridos até as nádegas e sete possuem botoque", descreve Megaron que revela, ainda, o nascimento de uma criança que veio ao mundo já na aldeia Kapôt.

Homologada em agosto de 1993, a Terra Indígena Menkragnoti tem 4,9 milhões de hectares. Capoto/Jarina, homologada em janeiro de 1991, possui 634,9 mil hectares. Ao todo, a região representa 13 milhões de hectares de território indígena, em um total de cinco áreas demarcadas.





Fonte: RMT-Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/224220/visualizar/