Governo busca alternativas econômicas para o Médio-Norte
O secretário reiterou apoio ao fomento de atividades econômicas produtivas como a piscicultura, minhocultura e heveicultura, entre outras. “Estamos correndo atrás de investimentos para a região para trazer empregos. O governador está empenhadíssimo nessa questão, pois estamos buscando alternativas. Vamos ao encontro das demandas”, disse o secretário na abertura do evento.
Responsável por 30% da economia de Alto Paraguai, a minhocultura se apresenta como uma alternativa em áreas degradadas pelo garimpo. Com o apoio do Governo do Estado e do economista consultor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Vivaldo Lopes, está sendo montado um projeto de revitalização desta cadeia produtiva. “Vai ser o começo para alcançarmos o desenvolvimento de nossa região”, disse o prefeito Umbelino Alves Campos (PR).
No evento, foi apresentado o projeto de viabilidade para as áreas degradadas do Município a partir da minhocultura e piscicultura. Estas duas cadeias produtivas estão sendo contempladas pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Sócioambiental do Alto Rio Paraguai. “Temos potencial e projetos viáveis para desenvolver esta região, basta termos um pouco mais de otimismo”, disse o prefeito de Denise e presidente do consórcio, Israel Antunes (PR).
Pelo apoio e estruturação dos consórcios e implantação de programas como o MT Regional, o prefeito de Diamantino, Francisco Mendes (PR) elogiou a política municipalista do Governo Blairo Maggi ao priorizar ações em todas as regiões, independente das siglas partidárias de seus gestores. “Projetos como esses são uma redenção para a região. O Governo nunca esteve tão presente nessa região”, frisou o prefeito.
Também participaram do encontro, o secretário-adjunto de Projetos Estratégicos, Neurilan Fraga, e representantes de secretárias como as de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural.
Comentários