Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 31 de Maio de 2007 às 21:25

    Imprimir


Um discurso do presidente George W. Bush na quinta-feira pode sinalizar uma mudança na política climática dos Estados Unidos, disseram fontes da Casa Branca ao chefe de mudança climática da ONU, Yvo de Boer.

Os EUA até agora recusam metas e cronogramas para a redução das emissões de gases do efeito estufa. Neste mês, o país rejeitou a abertura de negociações em dezembro na Indonésia a respeito de um novo acordo climático global para prorrogar o Protocolo de Kyoto além de 2012.

Na quinta-feira, Bush disse que os EUA vão trabalhar com outras nações por um marco pós-Kyoto. "Funcionários da Casa Branca disseram que isso pode resultar em uma mudança de política", disse De Boer à Reuters.

"Perguntei aos representantes da Casa Branca: ''Isso significa que vocês estão a favor de lançar as negociações em Bali [em dezembro]?'', e eles disseram que de certa forma as discussões já começaram."

"É imperativo em Bali que lancemos negociações sobre uma política climática pós-2012."

Bush delineou planos para reuniões neste ano e no próximo, mas sem referência específica à conferência da ONU em Bali.

O apoio de De Boer, segundo ele, depende de essas conversas permanecerem dentro do processo multilateral da ONU. "Acho incrivelmente valioso, desde que alimentem a convenção [da ONU sobre mudança climática]."

"Quando originalmente ouvi o discurso do presidente, fiquei preocupado de que esta iniciativa iria levar o debate para fora do processo multilateral, mas explicações que recebi de funcionários da Casa Branca indicam que isso significou levar as coisas a um nível mais alto e acelerar o processo."





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/224326/visualizar/