Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 31 de Maio de 2007 às 19:45
Por: RENATA GIRALDI

    Imprimir


Afastado da diretoria-executiva da Polícia Federal por ordem do STJ (Superior Tribunal de Justiça), o delegado Zulmar Pimentel dos Santos, que até o começo da semana era o segundo homem da hierarquia policial, passou o dia hoje no prédio principal da instituição.

Ele conversou com o diretor-geral, Paulo Lacerda, recolheu seus pertences e documentos e aproveitou para se despedir dos colegas. A Folha Online apurou que ele poderá ficar com o distintivo policial e o porte de arma.

No começo da semana, Zulmar foi afastado por 60 dias da PF por determinação da ministra do STJ Eliana Calmon, responsável pela relatoria do inquérito da Operação Navalha. Segundo ela, o delegado, que há 32 anos é policial federal, vazou informações sigilosas durante as apurações das denúncias sobre fraudes em licitações públicas.

De acordo com a ministra, Zulmar teria avisado João Batista Paiva Santana, ex- superintendente da Polícia Federal no Ceará, que ele estava sendo investigado pela Operação Octopus (polvo) --um dos braços da Operação Navalha destinado exclusivamente à investigação de acusações envolvendo policiais federais.

A atitude foi interpretada pela Justiça como vazamento de informações sigilosas. Também foi afastado Antonio César Nunes, que comandava a Superintendência Regional da Polícia Federal na Bahia por suspeita de irregularidades.

Confiança

Zulmar era amigo e homem de confiança de Paulo Lacerda. Discreto, evangélico e torcedor do Vasco, o delegado era o responsável pela coordenação de planejamento das operações da PF em todo país.

A Folha Online apurou que ele era um dos responsáveis pelo "batismo" das principais operações --algo que intrigava o ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos que prometeu escrever um livro só sobre os nomes das operações realizadas pela PF.

No lugar de Zulmar, assumiu o delegado Getúlio Bezerra Santos, que era diretor do Combate ao Crime Organizado. No lugar do superintendente regional da Polícia Federal na Bahia foi escalado o delegado Joílson Ribeiro Alves. A assessoria da PF informa que ambos estão interinamente nos cargos.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/224334/visualizar/