Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 30 de Maio de 2007 às 23:28

    Imprimir


A tentativa da União Européia (UE) de iniciar hoje negociações com a Comunidade Andina (CAN), para um acordo de associação comercial e cooperação, fracassou, pois o Governo do presidente boliviano, Evo Morales, acredita que não há condições para isso.

Colômbia e Peru queriam começar imediatamente as negociações, e o Equador, embora com uma posição mais moderada, também desejava o acordo. A Bolívia, entretanto, freou todo o processo, explicaram fontes diplomáticas européias, referindo-se aos quatro países integrantes da CAN.

A União Européia disse "lamentar" o fracasso das negociações, que eram o principal objetivo da IX Comissão Mista da CAN e a UE, reunida em La Paz desde a segunda-feira passada.

A Chancelaria boliviana prometeu divulgar informações oficiais nas próximas horas.

Desde as primeiras sessões de trabalho da segunda-feira, ficou evidente que a CAN estava dividida, diante da proposta do bloco europeu de começar a negociar imediatamente um pacto comercial.

A reunião de diplomatas europeus e andinos foi postergada duas vezes na terça-feira, pois os andinos não chegavam a um acordo, que finalmente não foi alcançado, pela recusa da Bolívia.

Colômbia e Peru são precisamente as nações da CAN que já assinaram tratados de livre-comércio com os Estados Unidos, algo que os Governos de Bolívia e Equador se negam a fazer.

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, retirou há um ano seu país da CAN, e atribuiu a decisão às presenças de Peru e Colômbia, por terem assinado os acordos com os Estados Unidos.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/224472/visualizar/